Select Page

Câmara da Marinha Grande quer variante em troço da A8 sem portagens

Câmara da Marinha Grande quer variante em troço da A8 sem portagens

Um troço da autoestrada 8 (A8) poderá vir a funcionar como variante à Marinha Grande, sem pagamento de portagens. Pelo menos, essa é a intenção do município que anunciou ter já apresentado essa proposta à concessionária daquela via. Segue-se o contacto com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) para indicar a pretensão da Câmara.

Os planos municipais passam por “isentar a portagem entre o nó da autoestrada na zona industrial e o nó de Marinha Grande Este, em Albergaria, para contarmos com aquele troço da autoestrada como variante à Marinha Grande”, revelou Carlos Caetano, vice-presidente da Câmara, na reunião do executivo de dia 11.

Os planos da autarquia foram apresentados recentemente à concessionária. A medida pretende “evitar que os veículos pesados que andam entre as zonas industriais de um lado para o outro, usem a cidade, utilizando a autoestrada de forma gratuita”, explicou, admitindo que a concretização desta pretensão “não é fácil”.

Um dos argumentos da autarquia assenta no facto de se tratar de uma zona onde será difícil implementar uma nova variante. “Existindo aquela infraestrutura encostada à nossa malha urbana e praticamente a fazer a fronteira entre os municípios de Leiria e Marinha Grande, com pouco espaço para fazer uma variante, [pretende-se] usar esta via como variante”.

Depois de apresentar esta pretensão à concessionária da A8 – que o vereador reconhece ter sido recebida com alguma apreensão -, Carlos Caetano anunciou que o município irá “fazer o pedido formal ao IMT, entidade que tem a responsabilidade de tomar a decisão final”. O autarca admite que o ideal será alargar esta variante até ao acesso à A1, em Leiria. “Vamos tentar encontrar parceiros para irmos até à A1”, acrescentou o vereador.

Nota: Notícia originalmente publicada na edição impressa de 14 de fevereiro

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara Municipal da Marinha Grande deve comprar as piscinas de São Pedro de Moel?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This