Assinar
Região à Mesa

Fiore di Zucca: Alcobaça ganha pizzaria tradicionalmente italiana

Família à frente do restaurante António Padeiro inaugurou a novidade há duas semanas com foco em confeções em forno a lenha. Espaço conta também com vista para o mosteiro.

A paixão pelos bons sabores não tem nacionalidade nem fronteiras geográficas. A constatação vem nas palavras de Ana Branco, uma portuguesa que nasceu entre as panelas típicas do inventário nacional, mas também uma apaixonada convicta pela boa mesa de Itália. “Eu sempre tive a mania de ter um restaurante italiano”, revelou ao REGIÃO DE LEIRIA enquanto observava a sua mais nova empreitada, uma pizzaria tradicionalmente italiana, localizada no coração de Alcobaça e com vista para o mosteiro. Filha de Júlia Pereira e herdeira do património que é ainda hoje o restaurante António Padeiro, a empresária e cozinheira acompanhou de perto os dois meses da obra que transformou o antigo bar Estremadura – também da família Padeiro – no novo Fiore di Zucca, aberto em 18 de fevereiro.

Do nome do negócio aos ingredientes identificados pela boa procedência, a proposta fica clara de início: a cozinha e os processos italianos ali são cuidadosamente preservados. Ponto para o forno a lenha ao centro da sala, responsável por receber as massas com 48 horas de fermentação e produzidas a partir de farinha tipo 00, diretamente importada do País da Bota, assim como o tomate.

Ana Branco e Gabriel Ferrari: nomes à frente da nova pizzaria em Alcobaça Foto: Joaquim Dâmaso

Em tamanho único de cerca de 33 centímetros, as pizzas podem ser servidas em até 14 versões, todas sugeridas para fome individual, conforme manda a tradição italiana. Dentro da cartela de opções, Ana não hesita em escolher como preferida uma que ainda não está na ementa fixa, mas passeia pelo menu diário de almoço. Rúcula, presunto de Parma e raspas de limão é a combinação montada pelo chef pizzaiolo Gabriel Ferrarri, nome à frente das redondas. Já na opinião dele, é a clássica Margherita que deve destacar-se: “Feita com mozarela de búfala, molho de tomate e manjericão, como em Napóles”, sublinha.

Inicialmente, o conceito chegou a preocupar Ana. A razão tinha a ver com o tipo de pizza que a maioria dos portugueses está habituado a comer, e pouco se aproxima do tradicional. A oferta diferente poderia correr mal. “Felizmente não é o que tem acontecido”, contou pouco tempo antes do espaço com 35 lugares encher quase por completo. Ao ser questionada se a pizzaria tem similaridades com o primeiro restaurante, a gestora diz que não. “Lá é um negócio de família, um legado. Este é resultado de viagens, de uma abertura para outras cozinhas”, conta. “Mas o gosto pela cozinha acaba por ser transversal”, garante. E quanto a isso, não há dúvidas.

 

Fiore di Zucca

Praça 25 de Abril, nº 80, Alcobaça
262 581 622
Funcionamento:
Das 12h às 15h e das 19h às 22h, com folga às quartas
Capacidade: 35 pessoas na sala e mais 55 na esplanada
Preço médio: 15 euros

 

Jessica Germano
Jornalista
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados