Select Page

Lado: Uma nova morada para cafeteria e donuts frescos

As paredes com textura e o ar industrial dão indícios de que a proposta navega por outros mares que não o típico Atlântico português. Distante de ser um conceito de pastelaria portuguesa, o Lado tem ADN de cafeteria, serve bebidas com grãos selecionados, mas já nasceu com a ideia de ir além. Tanto que, em pouco menos de um ano de vida em Pombal, abriu em Leiria o primeiro franching especializado em donuts de produção própria, com a mesma identidade e ementa concebidas no início.

Pela escolha de cafés premium e holofotes virados aos donuts frescos – mais parecidos com os gregos (os Loukoumades) do que com os americanos –, a proposta chegou à capital de distrito há cerca de duas semanas e inaugurou uma filosofia ainda tímida pela zona Oeste. De antemão a produção rema contra os excessos, inclusive de glacê, facto que resultou do teste de 30 receitas até chegar a uma que tivesse menos açúcar e mais sabor frutado, com melhor equilíbrio entre os ingredientes.

Com a fórmula ideal em mãos, nasceram 12 versões das quais já é campeã de pedidos em Leiria a de Crème Brûlée (o Leite Creme francês), seguida pelas combinações de chocolate negro com avelã e mascarpone com compota de framboesa (1,80 euro cada). “Eles vendem-se todos”, garante Francisco Marques, o mentor, sobre o comportamento padrão que costuma esvaziar as montras ao fim de cada dia.

Fundador do negócio, o empresário é também responsável pela Frama, estúdio de design que criou desde a linguagem visual minimalista até ao plano de negócio composto ainda por ambiente cool e playlist selecionada. “É um espaço de rua que tenta ser local sempre”, explica parte da ideia que insistiu para ter morada no centro da cidade, para assim ser parte da rotina das pessoas. “Estamos ao lado de tudo”, complementa ao explicar, em trocadilho, o nome.

E já que o propósito era também descentralizar de Lisboa e Porto os espaços de qualidade, foi natural a busca por bebidas que ultrapassassem o habitual café de máquina. Para alcançar o feito Francisco encontrou fornecedores nas Minas Gerais, do Brasil, e na Etiópia, duas nações referência em bons grãos. Com torra própria, que em breve será disponibilizada para venda na loja, a casa tem cinco opções à base dos ingredientes 100% arábica, todas disponíveis para take away: Expresso, Doppio (duplo), Machiatto, filtro, Cold brew (com extração a frio), Iced coffee e Iced latte. Questionado se os leirienses têm tido curiosidade em provar as novidades, o empresário que cedeu a marca a João Rio em Leiria garante que a aceitação tem surpreendido. “As pessoas estão recetivas a esta nova era barista”, constata.

Lado

Rua São Francisco, nº 34, Leiria

Funcionamento: De segunda a sábado, das 9h às 19h

Preço médio: 3,50 euros

Por vir: Opções salgadas, acessórios para café e agenda cultural

Jessica Germano

Jornalista

jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt

Fotos: Divulgação/Lado

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda com a redução de 50% do tarifário dos passes dos transportes públicos?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This