Select Page

Avião sobrevoa região com mensagem de alerta para o risco de incêndio

Leiria é um dos concelhos que está na rota das aeronaves ligeiras que este fim de semana têm sobrevado algumas regiões do país com a mensagem “Perigo de incêndio – Não faça fogo” inscrita numa faixa.

A iniciativa é a da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que determinou adotar “medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio”. O recurso a aeronaves ligeiras é uma dessas ações adicionais de sensibilização da população.

A 3 de setembro, a ANEPC determinou a passagem aos Estados de Alerta Especial Vermelho e Laranja do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais em todos os distritos de Portugal continental.  

Em comunicado, a ANEPC esclarece que esta ação de sensibilização teve início na sexta-feira, dia 6, e decorre durante este fim-de-semana, dias 7 e 8, com a passagem destas aeronaves em rotas distintas. No distrito, estão abrangidos  os concelhos de Caldas da Rainha, Alcobaça, Marinha Grande, Leiria e Pombal e ainda Ourém, que pertence ao distrito de Santarém.

Na mesma nota enviada às redações, a ANPEC esclarece que “estão expressamente proibidas durante este período a realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração, a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, encontrando-se suspensas as autorizações que para tal tenham sido emitidas, bem como a realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a motor roçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâmina ou pá frontal”.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A programação da Capital Europeia da Cultura deve ou não incluir espetáculos tauromáquicos?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This