Assinar

Alunos dos Parceiros participam na apanha da azeitona

Foi em ambiente de grande animação e empenho aquele em que, na terça-feira passada, os alunos do 1º ao 4º anos do Centro Escolar dos Parceiros participaram numa apanha da azeitona.

 Foto: Sérgio Claro

Foi em ambiente de grande animação e empenho aquele em que, na terça-feira passada, os alunos do 1º ao 4º anos do Centro Escolar dos Parceiros participaram numa apanha da azeitona.

Passando da teoria à prática, e depois de aprenderem na escola como se faz azeite, as crianças com idades entre os 6 e os 10 anos deslocaram-se a pé à Quinta do Ralha, situada nas proximidades da escola.

Entre os 170 alunos, a maior parte nunca tinha estado em contacto com a atividade. Para Ema Rosa, coordenadora de projetos na escola, “as atividades aprendem-se é no terreno”, por isso, é importante que as crianças possam ter este contacto direto.

Seguindo as instruções de Gino Matos, responsável pela agricultura na quinta, começaram por apanhar as azeitonas já caídas no chão, passando depois aos ramos mais baixos das oliveiras.

Gino Matos sente uma satisfação muito grande ao receber os alunos e entende que a iniciativa serve para “perceberem que nada nasce sem ser conservado”, conta ao REGIÃO DE LEIRIA.

A visita à quinta está integrada no projeto escolar “Parceiros outrora e agora” e pretende explorar os valores e costumes tradicionais em toda a área envolvente do Centro Escolar dos Parceiros.

A atividade é o destaque da secção Visto da edição impressa desta quinta-feira do REGIÃO DE LEIRIA. Nas páginas 4 e 5 um conjunto de imagens mostra alguns momentos vividos pelos alunos.

 

Joana Magalhães
Jornalista
joana.i.magalhaes@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados