Assinar
Região à Mesa

Prove Leiria: Saiba o que encontrar no evento mais doce da cidade

Iniciativa acontece pela quinta vez e apresenta as especialidades de pastelarias da cidade, além de show cookings com chefs reconhecidos.

Prove Leiria Doçaria

Do final de tarde desta sexta-feira até às 20 horas de domingo, dia 20, poucos pontos de Leiria estarão tão doces como o Mercado de Santana. É que pela quinta vez o espaço recebe o Prove Leiria Doçaria, evento que pretende reunir as especialidades de dez pastelarias da cidade.

Com receio de não saber o que escolher? O REGIÃO DE LEIRIA falou com os responsáveis pelas receitas açucaradas que têm presença confirmada e adianta as novidades e confeções indispensáveis nos tabuleiros. A partir daí, basta decidir por onde começar.

01 Brisas do Liz
Como não podia deixar de ser, o doce que quase garantiu a Leiria um lugar entre as 7 Maravilhas Doces de Portugal vai brilhar como estrela principal no fim de semana. Diferentes estabelecimentos irão apresentar algumas versões da receita. Mas prefere o sabor clássico? A Ponto Rebuçado leva o produto ao evento na roupagem original. Já a Permacati preparou um gelado de Brisas do Liz que promete surpreender o público.

02  Trouxa de Ovos
Exemplar indispensável na lista da doçaria conventual, a Trouxa de Ovos pode ser encontrada na banca da Maglice, tal como duas versões de Queijadas. A mais criativa leva amendoim na massa. E por falar em inovação, a pastelaria vai aproveitar o fim de semana para lançar um novo doce. Massa filo, amêndoas, ovos e maçã compõem a invenção, ainda sem nome.

03 Canudos
Nos anos anteriores não chegaram para quem queria, razão para a Brisanorte dedicar especial atenção e duplicar a confeção de Canudos em 2019. Semelhante à cornucópia, o doce consiste numa massa tenra frita envolta em canela e açúcar, que leva recheio de doce de ovo, também polvilhado com canela. Outra aposta da marca leiriense é o Papo de Anjo, que se junta a outras duas dezenas de doces pensados para o evento.

04 Castanhas de Ovos
A cada Natal a cena repete-se: a Sar & Doce soma forças para responder a todos os pedidos de Pão de Rala e Santa Isabel, especialidades da casa. Dezembro ainda não chegou mas a clientela já pode provar esses produtos durante o fim de semana, tal como as Castanhas de Ovos. O doce tradicional marca a estreia da pastelaria no Prove Leiria. Quer mais? Bolas de Berlim de alfarroba e mais algumas surpresas estão previstas.

05 Doces Modernos
Se acha que os doces à base de ovos estão ultrapassados, saiba que a Dolce Peccato tem ganho espaço justamente por combinar técnicas tradicionais com criatividade. O resultado aparece tanto em adaptações como o Beijinho do Peccato – uma versão de Brisas do Liz com pistachio caramelizado em vez de amêndoas –, como em criações de autor. A 5ª Sinfonia, por exemplo, mistura bolo de chocolate, mousse de amendoim, amendoim salgado e doce de leite envolvido com amendoim.

As pastelarias Aldeia dos Sabores, Alex Mel, Pão Quente e Pastelaria Pires também vão estar presentes no Prove Leiria Doçaria, que promete apresentar ainda Barrigas de Freira, Capuchinhos, Fatias do Convento de Sant’Ana, Arrepiados e Noivas do Lis, além de compotas e mel. A entrada é livre. Veja aqui o programa do evento.

 

Jessica Germano
Jornalista
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados