O Sporting sagrou-se bicampeão europeu de clubes de judo e Jorge Fonseca – que é também campeão do mundo – surpreendeu no final: o atleta dos “leões” ofereceu a medalha a Teresa Santos, a judoca da Marinha Grande de 13 anos que nasceu para a modalidade no Desporto Escolar, na Escola Guilherme Stephens.

Teresa tinha manifestado a Jorge Fonseca, no dia 28 de outubro, Dia Mundial do Judo – celebrado na Marinha Grande -, a admiração pelo judoca nacional. Na ocasião, contou-lhe a sua história de vida e sublinhou a importância que a modalidade significa para a jovem, que é atleta no Judo Clube da Marinha Grande e está institucionalizada no Centro de Acolhimento Temporário Infantil “O Girassol”.

Na sequência disso aconteceu algo que surpreendeu todos no sábado, 16 de novembro, no Multiusos de Odivelas: depois do Sporting se sagrar novamente campeão europeu de clubes de judo, Jorge Fonseca chamou Teresa Santos da bancada – onde estava uma comitiva de apoio da Marinha Grande – para se juntar aos “leões” na cerimónia do pódio. E, depois, o campeão europeu e mundial ofereceu a medalha de ouro à jovem judoca do Judo Clube da Marinha Grande, que não conteve as lágrimas.

Jorge Fonseca manifestou ainda vontade, juntamente com o presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fonseca, a intenção de apadrinhar o percurso desportivo de Teresa Santos, considerando-a “uma enorme inspiração”.