Assinar
Região à Mesa

Doces conventuais de volta ao Mosteiro de Alcobaça entre quinta-feira e domingo

Mais de 30 pastelarias e nove ordens religiosas transformam Alcobaça na capital da doçaria a partir desta quinta-feira, 14 de novembro, e até domingo.

Na mostra serão entregues os prémios de melhores doce e licor conventuais Foto: CMA

Mais de 30 pastelarias e nove ordens religiosas transformam Alcobaça na capital da doçaria a partir desta quinta-feira 14 de novembro, data da abertura da Mostra de Doces Conventuais no Mosteiro, que até dia 17 acolhe vários espetáculos.

Das cornucópias de Alcobaça ao pudim Abade de Priscos de Braga, passando pelos ovos moles de Aveiro, centenas de receitas conventuais poderão ser apreciadas em Alcobaça entre quinta-feira e domingo, no âmbito da 21.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, que vai decorrer no Mosteiro de Santa Maria.

Este ano, com obras de requalificação do mosteiro a decorrer, a mostra terá como novidade o facto de a entrada ser feita pela igreja, divulgou a Câmara de Alcobaça, no distrito de Leiria, organizadora do certame que reúne mais de 30 pastelarias e nove ordens religiosas de Portugal, Espanha e França.

Novidade é também o facto de nesta edição os licores conventuais contarem com um espaço próprio, “A botica dos Monges”, uma tenda para os expositores de bebidas que ficará localizada na Praça D. Afonso Henriques.

O certame, anualmente associado à realização de espetáculos no mosteiro classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, será este ano palco da apresentação de um ciclo de concertos de coros.

Pela nave central da igreja do mosteiro passarão espetáculos únicos, entre os quais a estreia em Portugal do coro britânico “The Choir os Saint Paul’s Cathedral”.

O programa conta ainda com as atuações do Coro Gregoriano de Lisboa, Coro Capela Nova e o Coro da Câmara de Lisboa Cantat.

Cumprindo a tradição dos últimos anos, a mostra voltará a apresentar um espetáculo de videomapping interativo que, segundo a autarquia, “celebra a herança conventual do Mosteiro de Alcobaça”.

Intitulado “Ora e Labora”, o espetáculo será apresentado diariamente no Claustro D. Dinis, integrado na programação cultural em rede da operação “Lugares Património Mundial do Centro”, promovida pela entidade Turismo Centro de Portugal, em parceria com os municípios de Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar.

Na mostra, que decorrerá até domingo, serão ainda entregues os prémios de melhores doce e licor conventuais.

Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados