O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) “reforçou” esta sexta-feira, 27 de dezembro “o apelo para que os utentes recorram primeiro aos cuidados de saúde primários” e se dirijam “à urgência apenas em casos urgentes”.
No sentido de “dar resposta efetiva aos utentes que necessitam de cuidados de saúde, durante a época natalícia serão alargados os horários nos centros de saúde nos dias 31 de dezembro e no dia 1 de janeiro”, refere o CHL em comunicado.
Assim, há consulta aberta nos Centros de Saúde Dr. Gorjão Henriques e Dr. Arnaldo Sampaio entre as 9h00 e as 13h00; consulta aberta no Centro de Saúde de Porto de Mós, entre as 8h00 e as 14h00; e o serviço de atendimento permanente da Marinha Grande estará disponível 24 horas.
Por outro lado, o CHL e o ACES Pinhal Litoral “estão empenhados em aplicar medidas extraordinárias para assegurar a resposta aos utentes neste período gripal, que gera uma grande afluência às urgências hospitalares”, procurando, em simultâneo, “sensibilizar os utentes não urgentes para recorrerem à linha saúde SNS 24 (808 24 24 24), disponível para esclarecer dúvidas e encaminhá-los, se necessário, para os cuidados primários”.
“Caso haja essa necessidade, estes doentes serão encaminhados ao hospital, onde terão prioridade de atendimento dentro do seu grau de urgência, e estarão isentos de taxas moderadoras”, conclui o CHL.