Assinar

Festivais da região nomeados para Iberian Festival Awards

Cinco festivais realizados na região durante o ano 2019 são candidatos a prémios do Iberian Festival Awards 2020. A escolha é feita pelo público até 7 de janeiro. Há também três nomes de artistas da região na corrida.

Está a decorrer o período de votação do público para os Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais da Península Ibérica e são vários os projetos da região de Leiria a concurso.

A quinta edição dos Iberian Festival Awards, integrados no Talkfest, vai acontecer a 14 de março de 2020 na FIL, em Lisboa, mas até lá os festivais portugueses e espanhóis finalistas, cuja seleção foi conhecida na última semana, estão a recolher votos, entre as 25 categorias.

O Festival do Ti Milha, que decorreu nos dias 19, 20 e 21 de julho de 2019, no Parque de Lazer da Ilha, em Pombal, está nomeado para quatro categorias: Melhor Festival de Pequena Dimensão (atribuído pelo voto do público), Melhor Estratégia de Comunicação e Marketing, Melhor Programa Cultural e Festival com Melhor Contribuição para a Sustentabilidade, todas distinções atribuídas por votação do júri. Segundo a organização do Ti Milha, as nomeações do festival de Pombal “refletem a promoção e diversidade cultural que o festival traz à aldeia, assim como o envolvimento de muitas pessoas da comunidade”.

Também os eventos Artes à Vila (Batalha), Caldas Nice Jazz (Caldas da Rainha), Impulso (Caldas da Rainha) e Cistermúsica (Alcobaça) estão nomeados para a categoria Melhor Festival de Pequena Dimensão, cuja eleição será feita por voto do público.

O festival realizado na Batalha em junho passado está na corrida para Melhor Promoção Turística, Melhor Programa Cultural e Melhor Fotografia (amador ou profissional), através do trabalho da fotógrafa Patrícia Soares.

O Caldas Nice Jazz, que em 2019 realizou a 8ª edição no mês de outubro, integra a categoria Melhor Festival Indoor, enquanto o Gravíssimo, em Alcobaça, conta dos nomeados para Melhor Festival Jovem e Académico. O Cistermúsica está igualmente nomeado para Melhor Programa Cultural.

O Festival Impulso (Caldas da Rainha), que está a caminho da 3ª edição em 2020, encontra-se entre os melhores festivais ibéricos nas categorias de Melhor Programação, Melhor Programa Cultural,  Melhor Estratégia de Comunicação e Marketing e Best Live Performance – Batida. 

Por último, há ainda artistas da região ligados ao Iberian Festival Awards. A banda batalhense Ahkorda pela atuação no festival Artes à Vila, na Batalha, os leirienses First Breath After Coma + Noiserv pela atuação no festival Bons Sons (Tomar), tal como Stereossauro, e a leiriense Débora Umbelino (Surma) no concerto que deu no festival Basqueiral (Santa Maria de Lamas) estão entre os finalistas para Melhor Atuação. O festival Impulso é mencionado pela atuação dos Batida. Também esta categoria é escolhido pelo público.

A votação do público acontece até 7 de janeiro de 2020 e até final de janeiro, os dez finalistas por categoria serão divulgados. Os escolhidos nas categorias do júri são revelados em fevereiro.

MG

(Atualização no dia 9, às 11h31, com introdução dos dados referentes ao Festival Impulso e à atuação de Stereossauro)

Gravíssimo! Foto: João Costa

Cistermúsica

Ti Milha Foto: Fábio Silva

Artes à Vila Foto: Patrícia Soares

Caldas Nice Jazz

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados