Assinar

Dia dos Namorados: Nove programas para aproveitar com o melhor da região

A uma semana do apaixonado 14 de fevereiro, sugerimos programas para um dia de São Valentim muito além de um simples jantar de sexta-feira. De norte a sul do território, três opções de roteiro para brindar o amor.

Luz House Charming

De norte a sul do território, três opções de roteiro para brindar o amor numa escapadinha de fim de semana

Norte

Gastronomia com vista

Erguido no alto do Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, o restaurante Varandas do Casal é aquilo que o nome sugere: um camarote com ampla vista para uma das aldeias de xisto da região. No dia 14 à noite, a paisagem ganha o complemento de música ao vivo. Entre as opções para jantar, há açorda com gambas e o afamado “borrego dos casamentos”, feito em forno a lenha, pratos que prometem arrematar o cenário. O custo fica, em média, a 40 euros para dois.

Alojamento local

Uma vez no meio do verde tranquilo do interior, próximo da serra, aproveite o que uma habitação típica tem para oferecer. Inscrita no Airbnb, a Casa Amarela foi reconstruída utilizando materiais da região e é um dos alojamentos locais de Casal de São Simão que pode receber duas a quatro pessoas. A permanência por dois dias ronda os 180 euros, com cozinha equipada.

Paisagem de inverno

E se a meteorologia ajudar, e as temperaturas diminuírem, há a possibilidade de encontrar um cenário branco e cinematográfico em Santo António da Neve, no concelho de Castanheira de Pera. Ali, uma capela foi erguida em honra de Santo António – daí o nome – e a mesma faz hoje companhia a um edifício circular, para onde antigamente era guardada a neve e o gelo que ali caía. Devido à proximidade com a serra da Lousã, o frio deixa antever um possível horizonte de neve. Basta ter sorte.

Centro

Charme e relaxamento

Já distinguido com diferentes prémios internacionais, o hotel boutique Luz Charming Houses, em Fátima, une o charme do campo com o luxo do conforto. Para os casais, a hospedaria tem um pacote próprio: “Alma Gémea”. Entre mimos românticos no quarto e oferta de late check out, a proposta inclui uma massagem de relaxamento para dois na Gruta, espaço existente na propriedade. O formato é válido para, no mínimo, duas noites de estadia e tem um custo a partir de 470 euros.

Um passeio com arte e história

Poucos sabem, mas a Janela do Capítulo do Convento de Cristo, em Tomar, serviu de inspiração para o icónico Palácio da Pena, em Sintra. Particularmente decorada no exterior, a obra é considerada uma das mais representativas no que toca o estilo manuelino, ou gótico português tardio, como ficou conhecido. O bilhete duplo custa 12 euros.

Sabores tradicionais à lareira

Património gastronómico do concelho de Ourém, O Crispim mantém o bom trato dos produtos frescos há 50 anos, mas no inverno o espaço ganha um toque ainda mais especial com lareira em todas as salas. Os grelhados na brasa continuam a ser a especialidade, embora não tirem o bacalhau à lagareiro da posição dos mais procurados. O preço para o casal ronda os 50 euros.

Sul

Perto da natureza

Em Casais de Mestre Mendo, concelho de Peniche, palafitas suspensas e natureza em redor tornam realidade o sonho de muitas infâncias: um fim de semana a descansar numa casa na árvore. Esse é um dos conceitos do Bakubaki Eco Surf Resort que, entre outras experiências, realiza atividades de yoga, surf e meditação. Identificado como Treehouse Tiny, o alojamento de 47m2 inclui eco-aquecimento, wifi, cozinha e casa de banho por um valor que ronda os 170 euros por diária, com pequeno-almoço incluído.

Enoturismo à dois

Localizada no Bombarral, a Quinta do Sanguinhal faz parte de uma companhia agrícola estabelecida em 1926. A partir da experiência, é a própria família fundadora que recebe os visitantes para uma visita pelos jardins do século XIX e conduz à prova de seis vinhos. Mediante marcação prévia, entre 10 e 14 de fevereiro, os casais podem ser recebidos com exclusividade e brindados com uma oferta para levar para casa, de garrafas de espumante Sôttal Frisante Rosé e vinho branco Sôttal Leve. O passeio tem um custo de 26,50 euros por pessoa.

Para cantar o amor

O festival “Às vezes o Amor” regressa para a sua  6ª edição e Caldas da Rainha está entre as 11 cidades escolhidas para celebrar. The Black Mamba são a banda a garantir o clima romântico no Centro Cultural e de Congressos, às 22 horas do dia 15. Os bilhetes estão à venda partir dos 12 euros.

 

Jessica Germano
Jornalista
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados