Assinar
Região à Mesa

Esta pastelaria na Benedita tem as melhores amêndoas com chocolate de sempre

A receita tradicional, que combina chocolate, cacau e canela, foi distinguida em concurso como “O Melhor dos Melhores Produtos” a nível nacional

Pastelaria A Lenda

O pasteleiro Nuno Pina criou a receita e o 4º Concurso Nacional de Confeitaria Tradicional Portuguesa, realizado pelo Centro Nacional de Exposições, deu o veredito: é confecionado na Benedita “O Melhor dos Melhores Produtos” a nível nacional. Neste caso, as amêndoas da Páscoa, da pastelaria A Lenda.

“É uma receita tradicional”, conta o responsável pela produção que, apesar de 27 anos de experiência, só desde maio do ano passado lidera um negócio 100% próprio. A carreira, que nasceu a partir de uma formação em Lisboa, deu segurança para Nuno rechear, a partir de fabrico próprio, tudo o que é produzido diariamente no estabelecimento.

Em relação à distinção, todavia, o pasteleiro é modesto: “O segredo da coisa é mesmo ser uma receita tradicional com ingredientes de qualidade, como a amêndoa”, sublinha, antes de citar outros componentes que podem ajudar no resultado final, como a combinação do chocolate, cacau e canela. “Passa um bocado também pelas quantidades e de como é feito no tacho”, comenta a fórmula.

No contexto da situação imposta pelo novo coronavírus, o estabelecimento está a funcionar “à meio gás”, apenas com serviço de take away das 6h às 13h, informa o empresário. As amêndoas premiadas, todavia, “à partida, há sempre para entrega”, à venda em caixinhas com 100 ou 125 gramas. Além desta, outra receita, recentemente premiada com medalha de bronze, passa a estar disponível a partir de sexta-feira, 27. É o Folar de Páscoa (3,50 euros a unidade com ovo), uma “receita tradicional melhorada, com uns pequenos toques do mestre”, conta o pasteleiro, bem-humorado.

O também premiado Folar da Páscoa passa a ser vendido à pronta-entrega a partir de sexta-feira (27)

Mas para além dos fabricos voltados para a data cristã, a pastelaria guarda outras especialidades que duram o ano inteiro. É o caso da queijada de Maçã de Alcobaça, comercializada com direito à utilização da marca do fruto reconhecido, e também da receita de pão de ló que, pelas mãos de Nuno, sofreu adaptações. “Tem a ver com alguns dos ingredientes que alterei, com a cozedura e com a cobertura que leva doce de ovo com amêndoa”, revela o pasteleiro, que recomenda aos clientes encomendarem previamente o que desejam. “É sempre mais garantido” .

A Lenda

Rua Rei da Memória, nº 152, Benedita
Telefone 262 098 551
Preço médio 2 euros

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados