Assinar
Sociedade

Ir às praias ou monumentos da região, ainda que fechado em casa? Espreite aqui.

Há alternativas on-line que por vezes até são mais vantajosas que a visita ao local

É domingo, está um dia ameno e solarengo e apetece sair de casa, fintar as recomendações e visitar a praia. Ou um monumento. Em dias de isolamento forçado, a rotina de outros tempos chama por todos.

Mas há alternativas. É certo que a experiência não é igual, mas é uma solução possível para evitar colocar em risco os outros. Saudades da praia? Com a temperatura da água a rondar os 14 graus e com o mar pouco paciente, um mergulho estaria fora de equação. Logo, se a ideia era espreitar o mar, há sempre câmaras que nos permitem saber como está tudo na franja litoral e arenosa.

Fica o exemplo da praia de Supertubos, em Peniche, mas não é caso único. Há uma listagem extensa de praias de todo o país que estão disponíveis on-line.

Se quer espreitar como está a Praia de Supertubos, veja aqui, a Praia do Norte, por exemplo, acede-se aqui. Mas há mais de norte a sul.

E para quem prefere monumentos, a experiência alternativa – sim porque o leitor já percebeu que não é com este artigo que vai conseguir encontrar uma fórmula para poder ir ao local visitar o que está fechado – é bastante imersiva. Na verdade, nalguns aspetos, melhor até que visitar o local. Não acredita?

Pois bem, olhe-se o exemplo do Mosteiro da Batalha. Atualmente encerrado, quando estava aberto à visitação, eram raras as oportunidades de visitar os terraços superiores. Com uma ligação à internet (como a que está a usar) pode ir quando quiser. Quer ir agora? Vamos.

O monumento da Batalha está disponível para visita virtual no Google Arts & Culture. Até os terraços passam a poder ser visitados, virtualmente, claro.

Se quer espreitar os terraços, avance por aqui.

Este é um site que, utilizando tecnologia que já conhecemos do Street View, permite visitas virtuais gratuitas a galerias de arte e monumentos de vários pontos do mundo. Ou seja, com um pouco de pesquisa, visita monumentos dos mais variados pontos do globo, fintando o vírus, preços de bilhetes e limitações de horários.

Além da visita há, geralmente, informação adicional. No caso do Mosteiro da Batalha, é possível conhecer melhor a sua história.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados