Assinar
Covid-19

Covid-19: Portugal ultrapassa os 19 mil casos positivos e tem 657 mortos

Aumento de casos é o mais baixo nas últimas semanas. Concelho de Leiria regista mais cinco casos positivos do que no dia de ontem.

São mais 28 óbitos e mais 181 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus. Os dados constam do último relatório epidemiológico da Direção-geral de Saúde (DGS), que foi divulgado pelas 12 horas de hoje.

O número de novos casos de óbitos apresenta um crescimento semelhante ao dos últimos dias (3,5% de taxa de letalidade), com o Norte a ser a região do país com mais casos (377), seguida da região Centro, com 148 óbitos, e de Lisboa e Vale do Tejo, com 119. No Algarve registaram-se nove mortes com causa apurada de infeção por Covid-19, enquanto nos Açores há quatro mortes. Alentejo e Madeira continuam sem casos de letalidade.

Acima dos 70 anos de idade, a taxa de letalidade é de 12,4%, com um total de 570 vítimas.

O número de infetados aumentou menos de duas centenas, nas últimas 24 horas, de 18.841 para 19.022 (mais 181), uma taxa de crescimento de 1%, revelou António Sales, Secretário de Estado da Saúde, em conferência de imprensa. Este é o valor mais baixo de casos de Covid-19 registados em 24 horas nas últimas duas semanas.

O Norte do país continua com o maior número de casos positivos de infeção pelo novo coronavírus (11.324), seguindo-se a região de Lisboa e Vale do Tejo (4.302), a zona Centro (2.778), o Algarve (305 ), o Alentejo (158), os Açores (102) e a Madeira (53). Os dados da DGS referem ainda 730 casos resultantes da importação do vírus.

Do total de casos confirmados no país, há 1.288 pessoas que se encontram hospitalizadas (menos 18 do que ontem), das quais 222 em unidades de cuidados intensivos (menos sete do que ontem).

Fonte: DGS, Boletim epidemiológico de 17 de abril de 2020

Desde 1 de janeiro de 2020 que 158.940 pessoas foram consideradas suspeitas de infecção por Covid-19, com 135.113 a revelarem-se negativas. Aguardam resultado laborial 4.805 pessoas em todo o país.

O número de casos recuperados também aumentou, de 493 para 519 pacientes, ou seja, mais 26 doentes recuperados.

Mais dez casos na região

O número de casos positivos de Covid-19 aumentou para 274, mais nove casos do que no dia de ontem, cinco dos quais no concelho de Leiria.

Pombal continua a ser o concelho com mais casos registados (59), nove óbitos e começam a ser divulgados números relativos aos primeiros pacientes recuperados. Ontem, a Autoridade de Saúde Pública de Pombal, no boletim epidemiológico diário divulgado, deu conta de cinco doentes recuperados.

Fonte: Comissão Distrital da Proteção Civil de Leiria, Autoridade de Saúde Pública de Pombal,
Comunidade Intermunicipal do Oeste e municípios

Em Leiria são 56 os casos confirmados de Covid-19, enquanto em Alcobaça o número total de testes positivos situa-se nos 21.

O boletim epidemiológico divulgado pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria refere apenas 25 casos em Alvaiázere, apesar de já terem sido divulgados 34 no concelho. A autarquia explica, na sua página, que “o número de casos por concelho resulta, em regra, do número de cidadãos que testem positivo para Covid-19, com residência oficial em território municipal”. “É por este facto que se explica que o número de casos atuais seja inferior, por exemplo, ao número de casos diagnosticados no Lar Solar D. Maria, uma vez que alguns dos respetivos utentes e trabalhadores, não possuem morada neste concelho”, justifica a autarquia.

Ao dia de hoje, 685 pessoas mantêm-se em vigilância pelas autoridades de saúde, por possível contacto com pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus ou que estão a recuperar em casa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados