É já na próxima segunda-feira, dia que se assinala também o Dia da Criança. Após a suspensão de atividades durante o estado de emergência, os jardins-de-infância de Leiria irão reabrir as portas em resultado da estratégia gradual governamental de levantamento de medidas de confinamento. E, segundo o Município de Leiria, as instituições educativas do concelho estarão preparadas para receber as crianças em segurança.

“A data, que coincide com a celebração do Dia da Criança, tem vindo a ser preparada pelo Município de Leiria em estreita colaboração com as direções escolares e com as entidades parceiras na gestão dos programas de atividades de animação e apoio à família (AAAF), não só em termos das condições físicas dos estabelecimentos, mas também na capacitação do pessoal não docente para uma nova realidade de interação com crianças e adultos, através da iniciativa Leiria Forma”, diz o município.

A autarquia sublinha ainda que, antes do regresso, os jardins-de-infância receberam “o equipamento de proteção individual necessário, em articulação com a logística da tutela educativa” e foram alvo de limpeza geral e desinfeção das instalações.

Um documento, que sintetiza as normas de organização do ambiente educativo, em consonância com as orientações curriculares da Educação Pré-Escolar e as orientações emanadas pela Direção-Geral de Saúde, também foi distribuído nas instituições.

“No contexto de pandemia presente, sem descurar as medidas de proteção necessárias, sabemos que o desenvolvimento das crianças assenta na interação e relação com outras crianças e adultos. Sabemos também que as comunidades educativas se prepararam para acolher as crianças com a máxima segurança. A comunidade educativa deverá, pois, estar unida para garantir a frequência das crianças da educação pré-escolar com a máxima confiança, tranquilidade e responsabilidade”, afirma a vereadora da Educação, Anabela Graça.

Veja abaixo o conjunto de medidas que passa a ser regra no ambiente educativo: