Assinar
Covid-19

Covid-19: Portugal com 1.023 mortes e 1.671 recuperações

Na região de Leiria, há registo de 340 casos de infeção, 142 recuperações e 19 óbitos

Morreram 1.023 pessoas em Portugal devido à Covid-19 desde o registo do primeiro caso de infeção, há precisamente dois meses.

Segundo o boletim divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), morreram nas últimas 24 horas 16 pessoas, estando 855 internadas (menos 37). Nos cuidados intensivos, estão a ser acompanhados 150 doentes (menos cinco) por inspirarem maiores cuidados.

Até à data, foram confirmados 25.190 casos de infeção pelo novo coronavírus (este número é inferior ao de ontem [-161] por ter sido objeto de recálculo por parte da DGS). Há registo de mais 203 casos desde ontem (de acordo com essa mesma correção que terá impacto nos boletins dos últimos dias, referiu hoje a ministra da Saúde).

Segundo Marta Temido, foi constatada na região Norte duplicação de 422 casos que “não eram verdadeiros novos casos e sim problemas de integração”. O sucedido, registado na última semana (desde o dia 25 de abril), decorreu, segundo explicou, da falta da associação do número de utente aquando da introdução dos dados por parte dos laboratórios e médicos nos respetivos Sistemas Nacionais de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).

Recuperaram entretanto mais 24 pessoas, elevando para 1.671 o total de recuperações sinalizadas nas últimas semanas.

Estão 21.641 doentes a recuperar em casa, por manifestarem sintomas ligeiros a moderados.

Desde o início da pandemia, as autoridades e saúde contabilizaram 252.728 casos suspeitos (considerando o acerto efetuado), dos quais 223.777 não se confirmaram. Aguardam-se ainda resultados laboratoriais em  3.761 casos.

Mantêm-se ainda em vigilância por parte das autoridades 27.895 contactos.

Fonte: Relatório diário da Direção-Geral da Saúde – 2 de maio de 2020

Mais dois casos positivos e seis recuperações na região

Na região de Leiria, foram registados mais dois casos positivos de Covid-19 (em Ansião e em Ourém), que elevam para 340 o total de doentes infetados.

As autoridades de saúde contabilizaram ainda seis recuperações, que agora ascendem a 142. Há contudo a lamentar 19 óbitos associados ao novo coronavírus.

O caso mais recente ocorreu na quinta-feira em Pombal. Segundo avança o Pombal Jornal, trata-se de Augusto Sol da Graça, de 97 anos, fundador do lar da Associação de Cumieira e Circunvizinhas, de que era também utente.

Numa nota de pesar publicada na sua página de Facebook, a Junta de Freguesia recorda Augusto Sol da Graça, como um “destacado dirigente associativo e lutador histórico pelo desenvolvimento da nossa freguesia, em particular, do lugar de Cumieira”.

A vítima, que tinha outras patologias, encontrava-se internada há cerca de um mês numa unidade hospitalar. Este óbito elevou para cinco o total de mortes entre utentes do lar da Cumieira e para dez as do concelho de Pombal.

Fonte: Comissão Distrital de Leiria da Proteção Civil,
autoridades de saúde e municípios

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados