O mundo mudou e a restauração também. Passado o período de adaptação às medidas de segurança impostas pela covid-19, começam a surgir as ideias para encarar os novos tempos. Antes já comum na ementa de alguns estabelecimentos da região, o brunch, aos moldes americano, agora é mimo para ser recebido também em casa, com direito a produtos de destaque dos negócios locais.

“É um serviço de proximidade”, sublinha, antes de mais, Diogo Costa. Ao lado da mãe no comando da pastelaria e padaria Dolce Peccato, na Quinta do Alçada, o pasteleiro cuidou de pensar ao pormenor o serviço que fosse além da oferta já presente na morada fixa. “Não é de todo um target nosso”, reconhece, antes de explicar que a decisão tinha como objetivo levar ao cliente uma seleção dos “melhores produtos” que já fabricavam, acrescidos de “algumas surpresas”. “Pretendemos dar algum conforto e alegria a estes dias diferentes dos habituais”, contextualiza.

Os pães já confecionados na Dolce Peccato agora integram o menu do brunch

Exclusivo aos sábados e domingos, o formato de brunch, lançado há duas semanas, tem composição e preço fixos: cesto de pães, ovos mexidos, três tipos de panquecas, box de charcutaria, frutas da estação, iogurte com granola, bebida quente, bebida fria e uma seleção de três semifrios ou bolos da casa, a 15 euros.

As clássicas panquecas americanas são obrigatórias no pequeno-almoço extendido

Após três semanas encerrado, o Bali Food & Drinks também retomou o funcionamento em Leiria, com foco na entrega através de aplicações. A partir das 11 horas é possível pedir, por 15,90 euros, o Bali Brunch, menu que inclui, entre outros produtos, a tosta de ovos mexidos com pasta de abacate.

A nova temporada vem acompanhada ainda de serviço ao jantar. “É um projeto que estava em stand by e que face ao panorama atual se proporcionou”, explica Vanessa Faustino.

A funcionar durante o estado de emergência com entregas à domicílio e retiradas, a Alexmel soube igualmente reunir receitas que carregam a identidade da pastelaria numa caixa recheada, com versões em miniatura.

No combinado que fez a alegria de muitas mães no passado domingo – único dia em que dispõem deste serviço –, era possível encontrar desde flôr de maçã recheada até rolo de crepe com salmão e quiche de fiambre e queijo.

A taxa de delivery varia conforme o raio de distância, mas o valor do brunch não muda: 12,50 euros por menu. É possível consultar aqui as confeções disponíveis para a semana.

Dolce Peccato

914 330 614
Rua Gil Eanes, R/C Esquerdo, Lote 37, Quinta do Alçada
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h

Bali Food & Drinks

244 201 615
Rua Machado dos Santos, n° 13, Leiria
Funcionamento: De terça a domingo, das 11h às 19h, e de quinta a domingo até as 21h30

Alexmel

917 259 154
Rua da Carreira de Tiro, nº 40, Leiria | Rua Paulo VI, Leiria
Funcionamento: Todos os dias, das 7h30 às 16h | De segunda a sexta-feira, Das 7h às 11h

Artigo completado com informação sobre a Pastelaria Alexmel, às 12h30 de 6 de maio.