A Casa da Cidade Criativa da Música é inaugurada este domingo, 21 de junho, no edifício do Centro Cívico de Leiria, às 18h30, numa cerimónia onde vai estar Graça Fonseca, ministra da Cultura.

Desde outubro de 2019 que Leiria integra a rede mundial de Cidades Criativas da UNESCO, em resultado de um “percurso amplo e participado das diferentes manifestações musicais do concelho de Leiria”, afirma Anabela Graça, vereadora da Cultura da Câmara Municipal, citada no comunicado que a autarquia enviou às redações.

Neste novo espaço, situado na rua Barão de Viamonte (rua Direita), vai ser possível “apresentar e potenciar projetos culturais, ter acesso a programas e residências artísticas no âmbito da Rede das Cidades Criativas da UNESCO, bem como encontrar parcerias e consultar documentação”, refere a mesma nota.

Será também na Casa da Cidade Criativa da Música que “a equipa executiva irá desenvolver a estratégia articulada com os agentes culturais, sectores empresariais e económicos e ensino superior”

Este domingo, em que se assinala o Dia Mundial da Música e o Dia Europeu da Música, está prevista a atuação de músicos locais em vários pontos da cidade. As atuações estão a cargo do Orfeão de Leiria, SAMP, Instituto de Jovens Músicos, Filarmónica do Soutocico e Academia Coral Mezzo.