Assinar
Mercado

Politécnico de Leiria cria laboratório para apoiar transformação digital das empresas

Laboratório estará localizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, no Alto do Vieiro.

O Politécnico de Leiria vai criar um laboratório dedicado a apoiar a transformação digital de empresas dos sectores dos moldes, agroindústria, healthcare e turismo, que pretendam recorrer à transformação criativa digital, anunciou esta quarta-feira a instituição em comunicado.

A iniciativa integra o projeto internacional GAMELabsNet que envolve parceiros de Portugal, Espanha e França e conta ainda com mais seis laboratórios vocacionados para prestar apoio no âmbito das áreas logística, aerospacial, saúde, comércio e turismo. Estarão ligados em rede para permitir o acesso em tempo real a soluções, casos e experiências, independentemente da localização das empresas. 

O lançamento do laboratório dedicado à tecnologia industrial, que estará localizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, é da responsabilidade do Centro de Investigação em Informática e Comunicações (CIIC).

Serviços de formação, consultoria individual, simulações, eventos e conferências são alguns dos serviços que vão ser prestados. No âmbito do GAMELabsNET será ainda produzido um catálogo online das empresas envolvidas, tecnologias e boas práticas aplicáveis às organizações.

“A virtualização e monitorização de uma instalação industrial, ou o desenvolvimento de aplicações de simulação de cenários, assim como a criação de Jogos Sérios e plataformas ludificadas aplicáveis à formação de recursos humanos ou ao apoio à comercialização de produtos e serviços, são algumas das potencialidades da realidade aumentada e da realidade virtual, normalmente associadas ao jogos de diversão, que podem ser transportadas para a economia”, refere Eduarda Abrantes, professora na Licenciatura em Games and Multimedia da ESTG, responsável pela comunicação do GAMELabsNet PT.

“Neste espaço poderão ser encontradas soluções inovadoras no âmbito da formação, e as empresas do setor que queiram beneficiar destes recursos tecnológicos terão a oportunidade de formar os seus colaboradores através de ferramentas de ludificação”, acrescenta.

O GAMELabsNet assume o desafio de impulsionar a transformação digital de sectores estratégicos da economia através tecnologias imersivas como a realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista. O objetivo passa por criar um ecossistema de inovação, que contribua para a consolidação de startups e PME criando uma cadeia de valor baseada na cooperação com outras empresas para o desenvolvimento de uma oferta forte para toda a Europa.

O projeto GAMELabsNET é financiado pelo programa Interreg Sudoe e resulta de uma parceria entre a Associação das Indústrias de Conhecimento e Tecnologia Aplicada do País Basco (GAIA), o Centro Espanhol de Logística (CEL) – Espanha, o Politécnico de Leiria – Portugal, a Câmara de Comércio e Indústria Pau Béarn, o Instituto Nacional Universitário Jean-François Champollion, e a Escola Superior de Tecnologias Industriais Avançadas (ESTIA) – França. O GAMELabsNET integra ainda nove entidades colaboradoras, entre as quais se destacam o Politécnico de Leiria, o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), a Federação Espanhola das Indústrias Alimentares e de Bebidas (FIAB), a Associação Espanhola de Fornecedores da Indústria Automóvel (SERNAUTO), a Associação de Fabricantes de Máquinas (AFM), e a Associação de Empresas Bascas no Setor dos Videojogos (Basquegame).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados