Assinar
Covid-19

Covid-19: Bispo de Leiria-Fátima diz que missas pela internet foram prova “por vezes dura”

As declarações surgiram na apresentação do livro “No coração da Igreja”, do reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, que fala sobre as várias dimensões do ritual da missa.

O bispo de Leiria-Fátima, António Marto, considerou que a transmissão da celebração de missas pela internet e televisão imposta pela pandemia “não era a mesma coisa” e que os fiéis foram colocados perante uma prova “por vezes dura”. 

“A celebração entrou nas nossas casas via ‘streaming’ ou via TV, mas todos nos dávamos conta que não era a mesma coisa estar a assistir ou, porventura, a unir-se espiritualmente de longe, à distância, do que estarmos todos à volta da mesma mesa, a celebrar o mesmo dom de Cristo”, afirmou na sexta-feira, 10 de julho, em Fátima o cardeal António Marto. 

Na apresentação do livro “No coração da Igreja”, do reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, o bispo de Leiria-Fátima comparou a celebração da missa a outros “bens fundamentais”, como o pão, a água ou a eletricidade, aos quais a pessoas só dão valor quando lhes faltam.

“Acabámos de viver um período longo de confinamento que nos pôs à prova, por vezes dura, da vivência da celebração da nossa fé cristã, durante três meses, nos períodos mais densos do ano litúrgico”, a Quaresma e a Páscoa, disse António Marto.

O livro de Carlos Cabecinhas, que se debruça precisamente sobre as várias dimensões do ritual da missa, surge, assim, “nem de propósito”, sublinhou o cardeal.

A obra vem “ajudar-nos a descobrir o valor, o sentido e outras dimensões da eucaristia que por vezes a rotina e a habituação com que a celebrávamos porventura nos levava a esquecer”, acrescentou. 

“Esta obra vem num momento próprio para a Igreja. Para a Igreja em Portugal vem tentar responder a uma carência que se sentia já antes do tempo de confinamento sanitário”, pois, segundo o cardeal, “sentia-se a falta de uma obra teológica em português sobre eucaristia, com qualidade de flexão, de pensamento, de fundamentação, de visão pastoral e de um teólogo português”.

“No coração da Igreja”, apresentado no Centro Pastoral Paulo VI, é “uma obra de síntese” que “impede reduzir a eucaristia a um mero rito, a uma mera devoção qualquer, a uma oração como qualquer outra”.

O livro destaca-se pela “linguagem acessível, que todos podem compreender” e ajuda a perceber na eucaristia “esta presença de Cristo” que, notou o bispo de Leiria-Fátima, “é tão ignorada por uma grande parte dos cristãos católicos”.

O autor, Carlos Cabecinhas, destacou a obra pela abordagem à relação “entre a eucaristia e a Igreja” e, reconhecendo que “não é um tema de ‘best-sellers’”, desejou que a edição “possa ajudar a aprofundar o conhecimento e o amor à eucaristia. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados