A circulação ferroviária entre as estações de Alfarelos e Pombal, na Linha do Norte, está suspensa desde as 15h30, sem perspetivas de reabertura, devido ao descarrilamento do Alfa Pendular ocorrido esta sexta-feira, dia 31, indicou fonte da CP – Comboios de Portugal.

A mesma fonte adiantou que a empresa vai garantir “transbordo rodoviário” aos passageiros dos comboios em circulação.

O descarrilamento do comboio Alfa Pendular, no concelho de Soure, distrito de Coimbra, fez dois mortos, sete feridos graves e 30 ligeiros, segundo a Proteção Civil distrital.

O comandante distrital da Proteção Civil, Carlos Tavares, adiantou que todos os feridos já foram retirados da composição e transportados para o hospital de Coimbra.

O comboio seguia no sentido sul-norte e o descarrilamento ocorreu após o embate entre o Alfa Pendular e uma máquina de trabalho, tendo o alerta sido dado às 15h30, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) anunciou, entretanto, que vai investigar as causas do acidente.

Fonte do GPIAAF disse que a equipa de investigação já está a caminho do local para dar início às investigações e apurar as circunstâncias em que se deu o acidente.