Assinar
Região à Mesa

Youtube: Gastronomia regional é estrela de canal que visita negócios locais

João Silva comanda os vídeos onde apresenta experiências em pequenos restaurantes e tascas da região.

Foi muito por orgulho do distrito onde nasceu que João Silva decidiu apostar num projeto que é pura promoção da gastronomia local. Após um ano sabático de viagens pela Ásia, o bioquímico original da Golpilheira regressou a Portugal e tem aproveitado o tempo livre para criar conteúdos para o Youtube, onde partilha, de forma voluntária, vivências à mesa da região.

“Talvez Leiria não seja das cidades mais ‘turísticas’ do país mas é, sem dúvida, uma fonte de riqueza cultural e sinto que isso influenciou bastante toda a minha adolescência”, considera o jovem de 30 anos, que adora cozinhar e “ainda mais de comer”.

O conteúdo busca promover pequenos restaurantes e tascas familiares do distrito

“Um apaixonado pelos sabores que este mundo dá”, o português lançou a ideia ainda no Japão e, após regressar à terra, continuou o canal JoMi Silver com uma série de visitas a pequenos restaurantes e “tasquinhos”.

“Porquê não partilhar com mais e mais pessoas a comida incrível que temos pelo mundo?”, repete o que questionou, à época, a si mesmo. “Voltei a Portugal e, ao assistir as dificuldades que vários sectores têm vivido (principalmente o turismo, a restauração e toda a parte da cultura), decidi que em certa parte poderia ajudar”.

A “filosofia”, conta, é promover os espaços no contexto da pandemia de Covid-19 e “incentivar as pessoas a irem à descoberta e explorarem sítios mais alternativos”.

Nos primeiros episódios foram visitadas casas como A Tasca do Rogério, nas Cortes, a Tasca da Tinouca, na Batalha, e a Tasca 7, em Leiria. As próximas filmagens estão programadas para acontecer no Pião, nas Cortes.

A cantora Surma é a convidada do mais recente vídeo, gravado na Tasca 7, em Leiria

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados