Assinar
Alcobaça

Alcobaça celebra feriado municipal com três concertos online

Espectáculos são transmitidos nas redes sociais do município.

Alcobaça está hoje, quinta-feira, dia 20, em festa mas limitada às restrições da Covid-19. Este ano, o Dia de São Bernardo, santo padroeiro do concelho e figura maior da Ordem de Cister, é celebrado ao som de rock’n’roll made in Alcobaça.

Nos últimos anos, a Feira de São Bernardo durava vários dias e trazia artistas nacionais ao palco da cidade. Bárbara Bandeira, Aurea e Cuca Roseta foram alguns dos artistas presentes o ano passado no certame que, este ano, fica reduzido a três nomes conhecidos na região.

“Pela primeira vez em séculos, a Feira de São Bernardo não se irá realizar este ano devido à pandemia do Covid-19. Porém, honrando o espírito Ora et Labora cisterciense que tão bem caracteriza o empreendedorismo do povo alcobacense, a Câmara Municipal irá readaptar as tradicionais celebrações do feriado municipal, homenageando de forma digna a figura de São Bernardo e apostando igualmente na produção cultural local, com recurso às novas tecnologias de transmissão via internet. É nos momentos mais difíceis que temos de nos unir em torno do que é genuinamente nosso, honrando os nossos antepassados que fizeram ontem aquilo que somos hoje”, destaca o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.

O programa tem início às 11h30, de quinta-feira, com a missa no Mosteiro de Alcobaça, seguido, pelas 12h30 de um desfile desde o Mosteiro até à estátua de São Bernardo. O momento é acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça.

Com o mote “#Alcobaça cumpre as regras”, os espectáculos vão acontecer online (Youtube, Facebook e Instagram), a partir das 15 horas, com a atuação de Churky, às 18 com os Plastic People e a celebração termina com os Stone Dead que pisam o palco digital às 21 horas.

Esta data é também aproveitada pela Pordata para divulgar alguns dos dados estatísticos do concelho.

Sabe, por exemplo, que Alcobaça tem 16 farmácias, 26 bancos e 4% de habitantes estrangeiros, num total de 53.598 habitantes?

E que, no ano de 2010, existiam 56.839 habitantes em Alcobaça, o que revela que a população diminuiu 5,7%.

A Pordata informa ainda que por cada 100 habitantes no concelho há 12 jovens, 65 adultos e 23 idosos.

Já o número de idosos, pessoas com mais de 65 anos, aumentou 3,2%, o que corresponde a aproximadamente mais 1.145 pessoas nesta faixa do que em 2010. Já o número de jovens e de pessoas em idade ativa diminuiu, nos primeiros em cerca de 3,2%, o que equivale a menos 2.168 jovens, e, entre os segundos, 0,2%, ou seja, menos 2.044 pessoas.

Ainda de realçar que no Município de Alcobaça os trabalhadores por conta de outrem ganham menos 199 euros (968 euros) do que a média nacional (1.167 euros) e que 2,9% da população está inscrita nos centros de emprego (1.003 desempregados inscritos, menos 61% do que os inscritos em 2010, 2.569).

Um dos dados divulgados que a Pordata destaca está relacionado com os alojamentos turísticos. Há 24 alojamentos turísticos, mais 17 do que em 2010, no concelho de Alcobaça.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados