Os Muros de Pedra Seca, de Porto de Mós, representam o distrito de Leiria nas 7 Maravilhas da Cultura Popular, cuja qualificação para a final acontece este domingo, 30 de agosto, na RTP.

Para o presidente de Câmara Municipal de Porto de Mós, uma vitória no concurso seria também uma forma de manter vivo o património imaterial da terra. “Com as Grutas de Mira de Aire eleitas pelos portugueses como uma das 7 Maravilhas Naturais, o município está empenhado no reconhecimento dos Muros de Pedra Seca como hino à luta pela sobrevivência nas inóspitas terras serranas, à criatividade e à sustentabilidade do planeta”, sublinha Jorge Vala.

Já o presidente do Turismo Centro de Portugal considera que “falar de Porto de Mós é falar de um território imenso e rico, em tantas vertentes”. Os muros de pedra seca são um elemento vital no “mundo a bucolismo das aldeias, nascidas em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros”, ressalta Pedro Machado.

Para eleger os Muros de Pedra Seca o número de votação é o 760 207 774. A gala, com declaração oficial dos vencedores, está marcada para 5 de setembro, a ser transmitida em direto de Bragança.