A rede de transportes públicos urbanos Pombus será alargada a toda a freguesia de Pombal em setembro, coincidindo com a abertura do ano escolar, com a criação de três novas linhas, abrangendo 220 paragens.

“Para assegurar o funcionamento da rede, o município adquiriu cinco autocarros e contratou motoristas”, anunciou a autarquia na segunda-feira, dia 3.

O alargamento do trajeto “implicou a ampliação do número de paragens em mais de 50%, passando de 142 para 220, percorrendo mais de 368 quilómetros por dia”. O município prevê o transporte anual de 250 mil passageiros na totalidade da rede Pombus.

Segundo o presidente do município, Diogo Mateus, “a rede servirá não apenas alunos, mas cidadãos mais isolados, territórios mais desprotegidos, zonas menos povoadas” e será garantida “mobilidade, acesso, serviços e igualdade para uma maior expressão dos cidadãos”.

A rede serve lugares como a Aldeia dos Redondos, Pinheirinho, Alto dos Crespos, Roussa, Valdeira, Vicentes, Cumieira, Pousios, Outeiro Galegas, Ranha de Baixo e Águas Férreas.

As novas rotas do Pombus “resulta de um esforço” que envolveu a equipa técnica da BigAdvance, os serviços de mobilidade do município, os motoristas de transportes de passageiros, o pelouro de transportes urbanos e a junta de Pombal.