Assinar


Leiria

António Sales sobe a número dois na Saúde com saída de Jamila Madeira do Governo

António Sales toma posse do seu novo cargo, esta quinta-feira, numa cerimónia em que serão empossados mais cinco novos secretários de Estado

Natural do distrito de Leiria, António Sales foi nomeado secretário de Estado Adjunto e da Saúde Foto: Joaquim Dâmaso

António Lacerda Sales sobe a número dois na equipa ministerial da Saúde, assumindo o cargo de secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que era ocupado por Jamila Madeira. Diogo Serras Lopes será o novo secretário de Estado da Saúde.

Lacerda Sales ocupava o cargo de secretário de Estado da Saúde desde o início do mandato do atual executivo, subindo agora na hierarquia do ministério liderado por Marta Temido.

O novo número dois do Ministério da Saúde nasceu no Bombarral, distrito de Leiria, em 1962 e é médico ortopedista licenciado pela Universidade de Coimbra.

Foi deputado na XIII Legislatura, tendo integrado a comissão de Assuntos Europeus, a comissão de Saúde, com o cargo de coordenador do grupo parlamentar, a comissão de Defesa Nacional e a comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

Para o cargo de secretário de Estado da Saúde, até aqui ocupado por Lacerda Sales, foi hoje nomeado Diogo Serras Lopes, nascido em Lisboa em 1975 e licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e com passagem pelo Governo anterior em cargos de assessoria técnica.

Diogo Serras Lopes foi jornalista na área económica e trabalhou na área financeira, assumindo funções, incluindo de direção, na gestão de ativos em instituições como MC Fundos, Santander Asset Management e o Banco Best.

Nos últimos anos, desempenhou funções como técnico superior do Departamento Internacional e de Política Regulatória da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e como adjunto no Gabinete da Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro do XXI Governo Constitucional. Foi ainda assessor para as questões económicas no Gabinete do Primeiro-Ministro do XXI Governo Constitucional e vice-presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde.

Uma nota publicada no portal da Presidência da República refere que o primeiro-ministro propôs hoje a substituição de cinco secretários de Estado do seu Governo ao Presidente da República, que aceitou essas mudanças que abrangem os ministérios da Educação, Saúde, Infraestruturas e Habitação, e Mar.

Além de Jamila Madeira, saem do Governo Susana Amador, secretária de Estado da Educação, tendo sido nomeada Inês Ferreira para o cargo. A Alberto Miranda, secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, sucede Hugo Santos Mendes, e a Ana Pinho, secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves. Teresa Coelho, natural da Nazaré, assume por sua vez a Secretaria de Estado das Pescas, liderada até ao momento por José Apolinário.

A tomada de posse tem lugar esta quinta-feira à tarde, dia 17, numa cerimónia restrita.

Com redação

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados