Assinar
Covid-19

Covid-19: Região de Leiria tem mais 30 casos positivos e 11 recuperações

Ourém, pelo segundo dia consecutivo, volta a registar mais de uma dezena de casos positivos. Autoridades de saúde confirmam novos casos em dez concelhos da região.

O concelho de Ourém volta hoje, sexta-feira, a registar um elevado número de casos positivos de infecção por Covid-19.

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde do Médio Tejo identificaram mais 14 testes positivos, que se juntam aos dez detetados na quinta-feira. Com estes dados, Ourém passa a ser o quarto concelho da região com mais casos confirmados desde o início da pandemia (157) e o terceiro com mais casos ativos (40).

Ao REGIÃO DE LEIRIA, a delegada de saúde pública do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança, esclarece que a situação se reporta aos utentes do lar na Póvoa de Santarém, concelho de Santarém, onde, no início do mês, foi detetado um surto na Casa de Repouso Fonte Serrã, e que levou à transferência de 18 utentes para um lar em Fátima.

Os utentes, num primeiro momento, não testaram positivo para a Covid-19, mas após nova despitagem, explica a delegada de saúde, veio a ser confirmada a infeção em alguns utentes e também em quatro funcionários, que estavam a acompanhar apenas estes doentes.

“Segundo a Direção-Geral de Saúde, os casos, apesar de estarem associados ao surto do lar de Santarém, ficam reportados ao concelho onde acontecem, neste caso Ourém. E neste momento, estas pessoas já não estão em Ourém, mais concretamente em Fátima, e estão a cumprir isolamento nas suas casas”, diz Maria dos Anjos Esperança, acrescentando que alguns familiares dos funcionários também testaram positivo.

Além de Ourém, foram confirmados quatro novos casos na Marinha Grande, três em Leiria e em Alcobaça e dois em Peniche. Nos concelhos da Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha e Nazaré foi identificado um caso em cada.

Ou seja, a região de Leiria (distrito de Leiria e concelho de Ourém) acordou hoje com mais 30 casos positivos de Covid-19, em dez dos 17 concelhos do território.

Leira é o concelho com mais casos ativos (64), seguido de Pombal (41).

As recuperações continuam a aumentar, ainda que a um ritmo mais lento. Hoje, mais 11 pessoas recuperaram da doença: cinco em Peniche, quatro em Leiria, uma em Pombal e outra em Caldas da Rainha. São agora 1.060 recuperações.

A região de Leiria tem 1.367 casos positivos de Covid-19 identificados desde o início da pandemia, dos quais 1.060 já recuperaram. Há 263 casos ativos, mais 19 do que ontem, e 44 mortes associadas à Covid-19.

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, CimOeste, Cim Médio Tejo e municípios

Portugal tem mais 899 casos positivos

Portugal registou cinco mortes desde ontem, quinta-feira, associadas à Covid-19, o que perfaz um total de 1.936 mortes associadas à doença.

Segundo o relatório diário da DGS, os óbitos registaram-se em Lisboa e Vale do Tejo (três), Centro (um) e Norte (um).

Desde o início da pandemia, as autoridades de saúde sinalizaram 72.055 casos de infeção, dos quais 899 nas últimas 24 horas. Destes 505 estão concentrados na região de Lisboa e Vale do Tejo, enquanto a região Norte, a segundo do país com mais casos identificados desde ontem, tem 263.

Segundo o balanço diário da situação epidemiológica da Direção-Geral da Saúde (DGS), estão 624 doentes internados (mais 36 do que ontem), dos quais 86 em unidades de cuidados intensivos (mais um).

Os dados revelam ainda mais 327 casos de recuperação desde ontem, sábado, que totalizam 47.003.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados