Assinar
Cultura

Saúde mental e animação são destaque no Shortcutz Leiria de outubro

Em outubro há duas sessões Shortcutz Leiria no Atlas Hostel, agora com escolhas temáticas: dia 8 trata-se “Saúde mental”, dia 22 é dedicado ao cinema de animação.

Shortcutz Leiria dedica as sessões deste mês, dias 8 e 22, a dois temas específicos: “saúde mental” e “cinema de animação”, antecipando a comemoração mundial destas datas, a 10 e 28 de outubro, respetivamente.

No Atlas Hostel, em Leiria, vão ser apresentadas quatro curtas-metragens que disputam a competição, exibindo-se ainda alguns filmes convidados.

“Saúde mental” é o primeiro assunto focado, na próxima quinta-feira, dia 8, através dos filmes “No limiar do pensamento”, realizado por António Sequeira, com a participação de Paula Lobo Antunes, e “Memoriam”, produzido por Andreia Pereira e Rita Manso, alunas da licenciatura em Multimédia, da Escola Superior de Media Artes e Design, do Politécnico do Porto.

Enquanto “No limiar do pensamento” retrata a história de um jovem diagnosticado com esquizofrenia e a forma como a família lida com a doença, “Memoriam” explora a vida de uma mulher de 65 anos com demência.

“Muletas”, de Luís Campos, é o filme convidado da sessão de 8 de outubro

A curta convidada para este dia chama-se “Muletas” e foi realizada por Luís Campos, no âmbito de um workshop de cinema, na Universidade da Beira Interior, no ano letivo de 2016/17.

Na sessão de 22 de outubro, “cinema de animação” é o tema em destaque, com as curtas-metragens a concurso: “Purpleboy” e “28 de outubro”.

A primeira é um filme de animação 2D, de Alexandre Siqueira, que aborda a aventura vivida por Óscar “num mundo autoritário e opressivo”. Distinguida com 16 prémios e 130 seleções em Portugal e no estrangeiro, chega agora a Leiria.

Já “28 de outubro”, de Tiago Albuquerque, de 2018, é a adaptação de um conto de Eça de Queirós, sobre o nascimento do “ser primordial”.

Quanto aos filmes convidados para este dia, “serão curados pela Festa Mundial de Animação”, adianta Rui Pereira, diretor criativo e produtor da Shortcutz Leiria.

Ambas as sessões do Shortcutz Leiria, apresentadas no próximo mês, começam às 22 horas, seguidas de conversa informal sobre os filmes com realizadores e atores.

Apesar da entrada ser gratuita, é necessário realizar reserva presencial no Atlas ou através das redes sociais do hostel.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.