Assinar
Marinha Grande

Vieira de Leiria ganha Memorial ao Conhecimento

Escultura, com seis metros de altura, é “um manifesto contra a ignorância e em homenagem à República.

Foi inaugurado esta manhã, em Vieira de Leiria, um monumento de homenagem a todos os alunos, professores e auxiliares que foram educados e educaram, naquele espaço, onde funcionou em tempo a escola primária.

A cerimónia, no jardim, junto ao largo da República, contou com a presença de Cidália Ferreira, presidente do município, Álvaro Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, bem como de Fernando Crespo, do autor da escultura.

A ideia para o memorial foi apresentada à Câmara, em 2019, por uma comissão de antigos alunos da antiga escola primária da freguesia. “Com o desmembramento desta comissão, a Câmara Municipal após parecer da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria decidiu avançar com a promoção e execução deste projeto assumindo o custo total do mesmo”, refere a autarquia, em nota de imprensa.

O projeto foi oferecido por Fernando Crespo que, é natural de Vieira de Leiria e diz cumprir “a sua dívida de gratidão pelo lugar que o viu nascer e pelo carinho e estima que os vieirenses lhe têm dedicado”.

Fotos: CMMG

A escultura, com seis metros de altura, é, segundo o autor, “um manifesto contra a ignorância e em homenagem à República composto por duas figuras neoclássicas iguais: uma dourada que se apresenta de pé sobre uma moldura quadrada, e outra escura, sob essa, de cabeça para baixo”.

O conjunto assenta numa pirâmide, cujo vértice está a dez centímetros da figura que está ao contrário. “É como um perigo latente, uma fragilidade. É uma metáfora, como se fosse uma vítima que está quase a ser punida por estar confinado a um espaço de ignorância”, refere a mesma nota.

“Este monumento serve para nunca nos esquecermos dos verdadeiros valores da República – Liberdade, Igualdade e Fraternidade – os quais só se cumprem verdadeiramente à luz da democracia. Perante novos movimentos sociais e partidários que pretendem colocar em causa a nossa democracia, é importante recordar, afirmar e valorizar os valores republicanos. Por sua vez, a escola tem precisamente a missão de educar as novas gerações para a necessidade de preservação destes valores essenciais. Este monumento, que é erguido no espaço onde existia a antiga escola primária de Vieira de Leiria, visa homenagear todos aqueles que ali foram educados e educaram (alunos, professores e auxiliares)”, explica Cidália Ferreira

O momento serviu ainda para homenagear o professor jubilado, que lecionou naquela escola, Fausto Augusto Linhares.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados