Assinar
Covid-19

Covid-19: Hospital de Leiria recebe doentes do Norte do país

Transferência de doentes têm ocorrido em todo o país ao abrigo do princípio da solidariedade e complementaridade do SNS

O Hospital de Santo André, em Leiria, acolheu na passada semana cinco doentes com Covid-19, transferidos da zona Norte do país: dois do Centro Hospitalar do Médio Ave e três do Centro Hospitalar de Tâmega e Sousa.

Segundo explicou ao REGIÃO DE LEIRIA fonte oficial do Centro Hospital de Leiria (CHL), esta transferência resulta de “movimentos de doentes ao abrigo do princípio da solidariedade e complementaridade do Serviço Nacional de Saúde, que naturalmente funciona em rede”.

“Os hospitais que têm capacidade colmatam aqueles que pontualmente deixam de a ter”, acrescenta a mesma fonte, referindo não ser possível prever à data de hoje quantos mais doentes o hospital de Leiria irá receber e se irá receber mais.

“Tudo depende da evolução da pandemia e da capacidade das unidades do SNS”, realça, frisando que as transferências são decididas pelas autoridades de saúde, em articulação com cada unidade, em função das suas disponibilidades pontuais e das incidências regionais da pandemia.

“Como se sabe, estas transferências têm ocorrido em todo o país, envolvendo hospitais de todas as regiões, mas particularmente, e até agora, do Norte para Sul”, destaca ainda.

O CHL tem capacidade, neste momento, para tratar 84 doentes com Covid-19 em internamento, 74 em enfermaria e 10 em Cuidados Intensivos. Capacidade esta que “pode ser aumentada em função das necessidades”, refere a mesma fonte.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados