Assinar
Alvaiázere

Covid-19: Ourém, Ansião e Alvaiázere entram na lista de recolher obrigatório, Batalha sai

Governo anunciou hoje revisão da lista de concelhos que estão obrigados a recolher obrigatório noturno.

imagem das traseias do mosteiro da Batalha
Concelho da Batalha deixa de estar obrigado a recolher obrigatório noturno

O concelho da Batalha, o único do distrito que estava obrigado ao recolher obrigatório noturno, vai sair da lista especial de combate à pandemia de covid-19, anunciou hoje o Governo.

Em contrapartida, Ansião e Alvaiázere, no distrito de Leiria, e Ourém, no distrito de Santarém, devido ao risco mais elevado, passam a constar no grupo de concelhos com medidas mais apertadas, avança o semanário “Expresso”.

Ourém, Ansião e Alvaiázere são agora os únicos concelhos do distrito e da região abrangidos pelo confinamento parcial.

A lista de concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19, sujeitos a medidas mais restritivas como o recolher obrigatório, vai aumentar na próxima segunda-feira para 191, anunciou hoje o Governo.

A restrição atualmente aplicada à Batalha deixa de estar em vigor a partir das 00:00 de sexta-feira e inclui 77 novos concelhos (entre os quais Ansião, Alvaiázere e Ourém) a partir das 00:00 da próxima segunda-feira, anunciou o primeiro-ministro.

António Costa lamentou que, ao longo da última semana, se tenha vindo a assistir “a uma espécie de concurso para ver onde está a exceção para não cumprir a regra de se ficar em casa”.

“Gostaria de reafirmar que a situação é grave. Temos a lamentar um número de novos mortos superior à primeira vaga”, acrescentou.

Reavaliada a cada 15 dias pelo Governo, a lista de concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19 é definida de acordo com o critério geral do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) de “mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias”, e considerando a proximidade com um outro concelho nessa situação e a exceção para surtos localizados em municípios de baixa densidade.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados