Assinar


Covid-19

Covid-19: Santuário de Fátima mantém missas de manhã nos próximos dois fins de semana e feriados

As missas irão decorrer na Basílica da Santíssima Trindade. Não são esperados peregrinos devido à proibição de circular entre concelhos.

fátima vazia

O Santuário de Fátima vai manter as missas de manhã nos próximos dois fins de semana e nos feriados de 1 e 8 de dezembro, enquanto a abertura do novo ano pastoral decorrerá este sábado ‘online’.

Numa informação disponibilizada no seu ‘site’, a instituição informa que as regras do estado de emergência no concelho de Ourém, um dos 80 em nível de risco muito elevado devido à pandemia de Covid-19, obrigam o santuário “a reformular o programa celebrativo e de atividades com presença de peregrinos”.

Assim, a sessão de abertura do novo ano litúrgico e pastoral, agendada para o Centro Pastoral de Paulo VI, no sábado, “será feita apenas através dos meios de comunicação digitais do santuário em www.fatima.pt”, a partir das 17 horas desse dia, com a participação do reitor, padre Carlos Cabecinhas.

“A impossibilidade de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório, decretados para Fátima, ao abrigo do novo decreto do estado de emergência, impossibilitam a presença de peregrinos neste evento”, salienta o santuário.

Também no sábado, os voluntários do santuário “não poderão fazer o seu compromisso anual, dado que a missa das 18h30, na Basílica da Santíssima Trindade, fica cancelada”, adianta.

A instituição acrescenta que nos fins de semana de 28 e 29 de novembro e 5 e 6 dezembro, assim como nos feriados de 1 e 8 de dezembro, “do programa oficial o santuário apenas manterá as celebrações das missas de manhã”, às 7h30, 9 e 11 horas, todas na Basílica da Santíssima Trindade.

“Mantém-se a oração do terço, na Capelinha, com transmissão pelos meios de comunicação social e digital, às 18h30 e 21h30, mas sem a participação de peregrinos”, refere o santuário, explicando que também a missa das 11 horas “terá sempre transmissão em direto pelos meios de comunicação social e digital, nomeadamente no Youtube e Facebook do Santuário, TV e Rádio Canção Nova, Sapo Online e Meo Kanal na posição 707070”.

O santuário informa ainda que “o ano pastoral inicia um novo triénio pastoral, de 2020 a 2023, subordinado ao tema ‘Como Maria, portadores da alegria e do amor’, inspirado nas temáticas propostas pelo Santo Padre e que tem como horizonte a Jornada Mundial da Juventude de 2023, em Lisboa”.

Os conteúdos temáticos do novo ano pastoral, sob o tema “Louvai o Senhor, que levanta os fracos”, “serão centrados na mensagem de Fátima e naquilo que ela pode oferecer à experiência da fragilidade humana”.

No âmbito deste novo ano pastoral, no dia 2 de dezembro abre a exposição temporária “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados