Assinar
Cultura

“Identidade Territorial – Imaginário Visual da Região” no mimo

Conhece Sobral de Monte Agraço ou Arruda dos Vinhos? Estes e todos os outros municípios que integram a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 apresentam-se numa exposição fotográfica no mimo – Museu da Imagem em Movimento, em Leiria.

Uma viagem pelos 26 municípios que compõem a Rede Cultura 2027 é proposta em “Identidade Territorial – Imaginário Visual da Região”, exposição que o mimo – Museu da Imagem em Movimento apresenta até 2022.

Inaugurada no âmbito do congresso da Rede Cultura 2027, reúne imagens históricas de cada município, e ainda uma releitura por fotógrafos convidados e uma peça identitária de cada concelho.

“Há muitos pormenores que se tocam, são comuns, apesar de ser um território tão vasto”, notou na inauguração Sofia Carreira, do mimo.

O desafio lançado para a exposição prova que “não é fácil, mas é possível”, uma ideia que se aplica ao próprio projeto Leiria CEC 2027.

Humberto Dias, um dos responsáveis pela museografia, considera a exposição “de alguma forma nostálgica”, porque mostra “lugares que já não existem, que já estão transformados, umas vezes em paisagens requalificadas, outras nem tanto”.

Mas o resultado final reflete que “o contributo de cada município se transforma em algo que é um desígnio comum”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados