Assinar
Leiria

Aero Clube de Leiria lança curso para pilotos particulares

Candidatos aprovados ficam detentores de licença para o exercício das funções de comandante de monomotores

A Escola de Pilotagem do Aero Clube de Leiria lança em janeiro de 2021 um curso de Piloto Particular de Aviões Ligeiros, ficando os candidatos aprovados detentores de licença EASA/PPL (A) para o exercício das funções de comandante de monomotores a pistão até 5.700 quilos de peso máximo à descolagem.

Os candidatos têm de ser associados do clube, idade mínima de 16 anos (17 até final do curso), escolaridade mínima obrigatória, conhecimentos de inglês (facultativo, mas essencial) e licença médica classe 2, obtida num centro de medicina certificado pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

O curso tem a duração de 150 horas, incluindo testes de aptidão curriculares teóricos. A instrução prática é composta por 45 horas de voo (30 em duplo comando e 15 de voo solo supervisionado, incluindo de navegação). Prolonga-se por 12 a 18 meses, “conforme a aptidão do aluno, épocas de exames marcadas pela ANAC e condições meteorológicas”.

As aulas teóricas decorrem no Centro Associativo Municipal de Leiria, às terças e quintas-feiras, das 21 às 24 horas, e as práticas no Aeródromo Municipal José Ferrinho, durante a semana ou aos fins-de-semana. A instrução prática de voo é realizada num Cessna 150 ou outro de classe igual.

A sessão de apresentação do curso está marcada para 8 de janeiro, pelas 21h00, online através da plataforma Zoom [o link será divulgado nas redes sociais], e na altura “serão transmitidas mais informações e esclarecidas dúvidas relativamente ao curso”, explica o Aero Clube de Leiria.

O Aero Clube de Leira é o segundo mais antigo de Portugal. Foi fundado em 1938 e no ano seguinte foi autorizada a escola de pilotagem. Em 1940 foram brevetados os primeiros 11 pilotos, entre os quais Joaquim Carreira, o primeiro padre piloto. Em 1970 foi construído o atual Aeródromo José Ferrinho.

Inquérito de satisfação aos leitores

Com este inquérito, o REGIÃO DE LEIRIA tem por objetivo conhecer a opinião dos leitores e melhorar o serviço que presta. Para esse fim, pedimos 5 minutos do seu tempo para responder a um questionário.