Assinar
Covid-19

Covid-19: Municípios louvam “quem diz presente” no combate à pandemia

“É tempo de reconhecimento aos milhares de profissionais e voluntários que se dedicam aos outros”

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) aprovou um voto de louvor em que homenageia “os bravos bombeiros”, “os empenhados militares da GNR” e as “dedicadas assistentes que asseguram o funcionamento de escolas”, entre outros voluntários e profissionais envolvidos no combate à pandemia.

A homenagem destina-se a todos os que asseguram o normal funcionamento dos serviços públicos, empresas, escolas, forças de segurança, bombeiros, instituições particulares de solidariedade (IPSS), hospitais, unidades de saúde, associações e os muitos voluntários que, de modo anónimo e discreto, apoiam, alimentam, acompanham e ajudam centenas e centenas de cidadãos e famílias.

Para os autarcas dos 10 municípios representados na CIMRL, “é tempo de recordar os corajosos que trabalham nos hospitais, os dedicadíssimos colaboradores que colaboram com as IPSS, os bravos bombeiros, os preocupados e generosos profissionais de saúde das unidades de Saúde Familiar e de Cuidados de Saúde Personalizados e serviços de cuidados de saúde primários, os dedicados colaboradores dos municípios, juntas e uniões de freguesia, os colaboradores das farmácias, as largas dezenas de empenhados militares que integram a GNR e a PSP”.

“As dedicadas assistentes que asseguram o funcionamento de escolas, cantinas, atividades de enriquecimento curricular, componentes de apoio a família, creches e pré-escolas públicas, do sector social ou empresas, espalhadas por todos os municípios”, também merecem a homenagem da CIMRL, que aprovou o louvor na última reunião, a 17 de dezembro.

Os profissionais da restauração, da hotelaria, da cultura e do mundo do espetáculo que “se encontram, há meses em situação particularmente crítica e, mesmo assim, disponíveis para nos alegrarem em concertos com público mais reduzido, preferencialmente nas redes sociais ou na Internet”, também são lembrados, bem como “os colaboradores das empresas que nos abastecem, transportam, cultivam, colhem, distribuem, vendem, compram, contratam, encomendam, empregam e, de facto, asseguram que nada possa faltar e que, apesar de tudo, as vidas de muitos possam continuar a decorrer com a normalidade possível”.

Por fim, a CIMRL dirige-se “aos que dizem presente, que se voluntariam, que se dedicam, que se entregam e que compõem esse grande grupo de cidadãos anónimos de corpo inteiro, responsáveis e disponíveis. A homenagem da CIMRL é para todos eles”. “O sincero reconhecimento pela importância da função, pela distinção do empenho e pela riqueza dos gestos. É tempo de reconhecimento aos milhares de profissionais e voluntários que se dedicam aos outros, que de forma abnegada e empenhada, têm combatido o vírus da Covid-19”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados