Assinar


Sociedade

Jogo solidário do Politécnico de Leiria pretende angariar fundos para IPSS

Por cada jogo vendido, que tem o custo de 8,99 euros, revertem dois euros para as IPSS.

O Politécnico de Leiria acaba de lançar um jogo solidário de Natal sobre o envelhecimento para apoiar as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), através da angariação de fundos junto da comunidade, anunciou a instituição.

Através da ‘spin off’ AGILidades, o Politécnico de Leiria lançou o “Minutos Emblemáticos”, um quiz com “curiosidades relativas ao envelhecimento, narrativas e desejos para quem sonha envelhecer”, refere uma nota de imprensa da instituição de ensino superior divulgada na terça-feira, dia 15.

O jogo, que visa preparar desde cedo as famílias para o processo do envelhecimento, apresenta um tabuleiro que se fecha em forma de embalagem e que, no interior, transporta 20 desafios temáticos sobre “gerontofobia”, “esperança média de vida” e “cidade amiga do idoso”, além de uma surpresa de Natal.

Por cada jogo vendido, que tem o custo de 8,99 euros, revertem dois euros para as IPSS.

A verba angariada será entregue em forma de donativo à Segurança Social de Leiria, que ficará responsável pela gestão dos fundos.

“Este Natal, e dadas as circunstâncias atuais que vivemos, o AGILidades” decidiu criar uma campanha solidária, com vista a apoiar as IPSS, num período tão especial para as famílias, e que este ano vai ficar marcado pelo isolamento dos idosos”, explicam os promotores da campanha solidária, citados na nota de imprensa.

O AGILidades é uma ‘spin off’ do Politécnico de Leiria, criada em 2008, que visa o desenvolvimento de jogos terapêuticos adaptados às mais diversas idades e condições, para a reabilitação de pessoas com disfunção psicomotora ou cognitivo-motora, úteis no processo de reabilitação.

Segundo a nota de imprensa, a marca tem ainda como objetivo a prestação de serviços de consultadoria técnica em matéria de conceção e testes de desenvolvimento de novos produtos nesta área.

Dos projetos mais recentes, destacam-se a personalização de jogos, o desenvolvimento de jogos para ensino aos cuidadores de pessoas com demência, bem como a validação de um manual de jogos tradicionais adaptado a populações de risco.

A aquisição do jogo deve ser feita através do envio de um mail para projetoagilidades@gmail.com.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados