Assinar
Covid-19

Área dedicada Covid-19 nos Pousos sem atendimento presencial no dia das eleições

O local de voto e os gabinetes médicos estão em zonas totalmente separadas, garante Gonçalo Lopes.

A mudança de localização da Área dedicada para Doentes Respiratórios – Covid-19 (ADR-C) para o pavilhão dos Pousos, em Leiria, tem gerado uma onda de contestação.

Tudo porque o novo local que passa a acolher a estrutura da ADR-C é o mesmo onde funcionam as mesas de voto dos Pousos e no próximo domingo há eleições presidenciais.

Na carta, que circula nas plataformas digitais, e que já foi enviada pela munícipe para a autarquia, a decisão de concentrar tudo no mesmo sítio é considerada como um “ato irrefletido, inconsciente e perigoso”.

A cidadã questiona o município sobre o funcionamento dos dois serviços naquele local e afirma que esta é a sua voz e “a de muitos residentes dos Pousos”, com quem terá falado e que estarão “assustados por terem de pôr a sua saúde em risco em pleno ato eleitoral”.

Carta enviada pela munícipe à Câmara de Leiria

Os eleitores questionam como pode funcionar no mesmo espaço o atendimento aos utentes com sintomatologia associada à Covid-19 e as urnas de voto.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, Gonçalo Lopes adianta que já respondeu à munícipe, esclarecendo as condições em que a ADR-C e as eleições irão decorrer. “No domingo, a ADR-C irá atender apenas telefonicamente e não haverá atendimentos presenciais”, diz o autarca.

O local de voto ficará localizado no espaço do campo de jogo e os gabinetes médicos da ADR-C estão localizados no piso superior do pavilhão, pelo que “há uma total separação dos espaços”, não havendo contacto entre os eleitores e os profissionais de saúde da ADR-C, esclarece.

O autarca avança ainda que será efetuada uma desinfeção do pavilhão, ao longo do dia de sábado, e também depois de terminar a votação.

“Estão todas as condições de segurança salvaguardadas”, sublinha Gonçalo Lopes.

Aquela estrutura funcionava há dez meses no estádio de Leiria e, no início da semana, foi transferida para o pavilhão desportivo, aproveitando o momento em que o Dr. Magalhães Pessoa recebe a final four da Taça da Liga, mas também para realizar intervenções nos sistemas de AVAC naquela zona do estádio e melhorar as condições do espaço.

Para as eleições presidenciais, a votos a 24 de janeiro, estarão disponíveis sete mesas de voto no pavilhão dos Pousos, entre números 11 e 17.

Os residentes dos Pousos que ainda não saibam qual a secção de voto onde se deverão dirigir podem enviar um SMS grátis para 3838, escrevendo RE espaço nº de BI ou CC espaço data de nascimento no molde AAAAMMDD.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.