Assinar
Sociedade

Área dedicada Covid-19 nos Pousos sem atendimento presencial no dia das eleições

O local de voto e os gabinetes médicos estão em zonas totalmente separadas, garante Gonçalo Lopes.

A mudança de localização da Área dedicada para Doentes Respiratórios – Covid-19 (ADR-C) para o pavilhão dos Pousos, em Leiria, tem gerado uma onda de contestação.

Tudo porque o novo local que passa a acolher a estrutura da ADR-C é o mesmo onde funcionam as mesas de voto dos Pousos e no próximo domingo há eleições presidenciais.

Na carta, que circula nas plataformas digitais, e que já foi enviada pela munícipe para a autarquia, a decisão de concentrar tudo no mesmo sítio é considerada como um “ato irrefletido, inconsciente e perigoso”.

A cidadã questiona o município sobre o funcionamento dos dois serviços naquele local e afirma que esta é a sua voz e “a de muitos residentes dos Pousos”, com quem terá falado e que estarão “assustados por terem de pôr a sua saúde em risco em pleno ato eleitoral”.

Carta enviada pela munícipe à Câmara de Leiria

Os eleitores questionam como pode funcionar no mesmo espaço o atendimento aos utentes com sintomatologia associada à Covid-19 e as urnas de voto.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, Gonçalo Lopes adianta que já respondeu à munícipe, esclarecendo as condições em que a ADR-C e as eleições irão decorrer. “No domingo, a ADR-C irá atender apenas telefonicamente e não haverá atendimentos presenciais”, diz o autarca.

O local de voto ficará localizado no espaço do campo de jogo e os gabinetes médicos da ADR-C estão localizados no piso superior do pavilhão, pelo que “há uma total separação dos espaços”, não havendo contacto entre os eleitores e os profissionais de saúde da ADR-C, esclarece.

O autarca avança ainda que será efetuada uma desinfeção do pavilhão, ao longo do dia de sábado, e também depois de terminar a votação.

“Estão todas as condições de segurança salvaguardadas”, sublinha Gonçalo Lopes.

Aquela estrutura funcionava há dez meses no estádio de Leiria e, no início da semana, foi transferida para o pavilhão desportivo, aproveitando o momento em que o Dr. Magalhães Pessoa recebe a final four da Taça da Liga, mas também para realizar intervenções nos sistemas de AVAC naquela zona do estádio e melhorar as condições do espaço.

Para as eleições presidenciais, a votos a 24 de janeiro, estarão disponíveis sete mesas de voto no pavilhão dos Pousos, entre números 11 e 17.

Os residentes dos Pousos que ainda não saibam qual a secção de voto onde se deverão dirigir podem enviar um SMS grátis para 3838, escrevendo RE espaço nº de BI ou CC espaço data de nascimento no molde AAAAMMDD.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados