Assinar
Covid-19

Covid-19: Aconchegar doa 15 camas para nova unidade do Hospital de Leiria que arranca este sábado

Oferta concretizou-se esta manhã: destina-se a doentes Covid-19

Um total de 15 camas elétricas foram hoje oferecidas ao Centro Hospitalar de Leiria e estão já a ser instaladas. Destinam-se a uma nova unidade de cuidados intermédio para tratamento de doentes Covid-19.

As camas, oferta da iniciativa Aconchegar, foram recebidas esta manhã, em Leiria e destinam-se a uma “nova unidade de cuidados intermédios (nível II) no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, dedicada ao tratamento de doentes Covid-19”, adianta o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) em comunicado.

“A nova unidade já está a ser instalada na atual área laranja do Serviço de Urgência Geral do HSA e fica em funcionamento ainda hoje”, acrescenta o centro hospitalar.

“Em resposta a um pedido de ajuda formulado esta quinta-feira, dia 21 de janeiro, conseguimos mobilizar em tempo recorde 15 camas elétricas, 15 colchões e 30 guardas metálicas para entregar ao HSA”, salienta Nuno Miguel Guerra, porta-voz da iniciativa Aconchegar, citado na nota de imprensa do CHL.

Aquele responsável deixou igualmente um agradecimento ao Comando Operacional Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Leiria e ao CODIS de Braga, “pela imediata colaboração no transporte urgente dos equipamentos, no sentido de operacionalizar a estrutura o mais rapidamente possível”.

O projeto Aconchegar, entidade de angariação de fundos, lançada pela International Association of Microsoft Channel Partners (IAMCP) com a Fundação São João de Deus, surgiu para combater as fragilidades causadas pela pandemia

Lícino Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, elogiou “a prontidão de resposta e com esta oferta” que, explica “possibilita aumentar a nossa capacidade ao nível dos cuidados intermédios para doentes Covid-19, tão necessária no atual período de pressão em que vivemos”.  

No final da semana, iniciativa Aconchegar anunciou ter doado, num mês, 72 camas a estruturas de apoio e hospitais no país, número que ainda não levava em conta as 15 camas hoje entregues em Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados