Assinar


Covid-19

Covid-19: Doze utentes e três funcionárias do lar de Leiria da Cercilei testaram positivo

Uma das funcionárias infetadas decidiu cumprir o isolamento na residencial com os utentes, trabalhando diariamente

O lar residencial da Cercilei – Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Leiria tem 12 utentes e três das cinco funcionárias infetados com SARS-CoV-2.

“Apesar de todos os cuidados extremos que temos tido, temos os 12 utentes infetados. O alerta foi dado quando uma utente surgiu com febre. Ligámos para a Saúde 24, que mandou colocá-la em isolamento. Como não foi possível, levámo-la ao hospital, onde lhe fizeram o teste”, revelou Cristina Meireles, presidente da instituição.

Todos os utentes e funcionários foram de imediato testados. “A diretora técnica deu negativo, mas vai repetir o teste esta sexta-feira”, acrescentou a responsável. A utente que foi para o hospital continua internada, tendo tido necessidade de suporte de oxigénio, mas “está a reagir bem”.

“Um dos utentes é funcionário na cozinha da sede e preocupou-nos o possível contágio com os restantes elementos. Mandámos testar todos e, felizmente, estão negativos”, contou ainda.

A presidente da Cercilei salientou a disponibilidade de uma das funcionárias infetadas, que decidiu cumprir o isolamento na residencial com os utentes, trabalhando diariamente.

“Estou-lhe muito agradecida. Essa monitora é espetacular. Vale ouro. Sozinha não conseguiria fazer tudo, pelo que temos tido o apoio de outras, que têm ido à residencial devidamente equipados.”

“Neste momento, testámos 50 pessoas e vamos testar outras 50. Ultimamente nem todos têm vindo à Cercilei. Apesar de estarem em Amor, por precaução também iremos testar esses utentes”, esclareceu Cristina Meireles.

Os utentes têm estado em isolamento desde março. “Já estavam a ficar com problemas emocionais e no final do ano recomeçámos algumas atividades, uma vez por semana”.

Cristina Meireles afirmou ainda que comunicou a todos os pais e “não há alarmismo”. “Temos tido apenas casos pontuais. Apesar disto, fico satisfeita por termos sido das últimas instituições a ser visitadas pelo inimigo”, rematou.

A Cercilei tem um total de 90 utentes na valência de Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), 12 na residencial de Leiria e nove na residencial de Amor (concelho de Leiria).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados