Assinar
Covid-19

Covid-19: Surto no Centro Social da Ilha tem 62 casos ativos

No concelho de Pombal há quatro surtos ativos, dois deles mais preocupantes; na Ilha e no Louriçal.

O Centro Social e Paroquial da Ilha, no concelho de Pombal, tem 62 casos positivos do novo coronavírus, anunciou hoje a vereadora com a pasta da Saúde do município, durante a reunião de câmara.

Na reunião do executivo, realizada ‘online’, Ana Cabral adiantou que o concelho tem quatro surtos ativos, “dois dos mais preocupantes” são o do Centro Social e Paroquial da Ilha, com 62 infetados, e o da Santa Casa da Misericórdia do Louriçal, com 55 casos positivos, “entre funcionários e utentes”.

Segundo a vereadora, os surtos “estão controlados” e o Município de Pombal já colocou dois recursos humanos no Centro Social da Ilha para dar resposta às necessidades.

“As brigadas distritais [Segurança Social] não estão a dar resposta a nenhuma das nossas IPSS [instituições particulares de solidariedade social], pelo que temos apoiado as instituições com recursos humanos”, sublinhou a autarca.

Ana Cabral frisou que os lares e estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), “num trabalho concertado têm conseguido estancar muito bem o contágio generalizado”.

A vereadora anunciou ainda que já foram vacinadas 1.641 pessoas, entre utentes e funcionários, das estruturais residenciais para idosos.

“Faltam sete instituições. Como tinham surtos ativos, as autoridades de saúde – quem coordena a vacinação – entenderam não ser o momento adequado para receber este programa de vacinação”, esclareceu.

O vice-presidente do Município de Pombal, Pedro Murtinho, alertou, na mesma reunião, que a situação no país é “verdadeiramente assustadora” e que os números de Pombal “devem preocupar todos”.

“No dia 1 de setembro, Pombal tinha zero casos ativos. Na última avaliação da situação de risco da Direção-Geral da Saúde, o concelho tinha 1.691 casos por 100 mil habitantes. Na semana do Natal registavam-se 323 casos por 100 mil habitantes”, lembrou.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, nas últimas 24 horas, o concelho de Pombal contabilizava 2.184 casos desde o início da pandemia, mais 120 em relação ao dia anterior.

Há 591 casos ativos, 1.538 recuperados e 55 óbitos.

Com Lusa

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.