Assinar Edições Digitais
Leiria

Faleceu António Cardoso e Cunha, antigo comissário na Europa e na Expo 98

Nasceu em Leiria em 1933. Engenheiro, foi o primeiro português nomeado para o cargo de comissário europeu. Município de Leiria já lamentou a morte.

Primeiro comissário europeu de Portugal, António Cardoso e Cunha, morreu este domingo, aos 87 anos.

Nasceu em Leiria em 1933. Engenheiro, foi o primeiro português nomeado para o cargo de comissário europeu.

Foi responsável pelas pastas de Pescas e da Energia, Empresa, Comércio e Turismo.

O falecimento do ex-comissário foi inicialmente avançado, ontem à noite, por alguns órgãos de comunicação social que citavam fontes da família, e entretanto comentado pela atual comissária portuguesa na UE, Elisa Ferreira.

Cardoso e Cunha foi igualmente comissário da Expo 98 e presidiu ao conselho de administração da TAP até 2004, altura em que foi sucedido por Fernando Pinto.

Entrou na política ativa em 1978, como membro do PSD, sendo eleito deputado por diversas vezes. António Cardoso e Cunha foi militante destacado do partido e membro de vários governos.

Entretanto, a Câmara de Leiria lamentou hoje a morte de António Cardoso e Cunha, natural de Leiria e primeiro comissário português, endereçando à família e amigos condolências.

Numa nota de imprensa, o município presidido por Gonçalo Lopes faz saber que “lamenta profundamente” a morte de António Cardoso e Cunha.

“À família e amigos, o município endereça as mais sentidas condolências”, acrescenta a nota.

António Cardoso e Cunha morreu no domingo com 87 anos.

Com Lusa

Notícia atualizada às 14h55 com nota de condolência por parte da autarquia de Leiria.