Assinar
Pombal

Pároco de Pombal é um dos autores do hino da Jornada Mundial da Juventude 2023

Tema foi apresentado na quarta-feira, dois anos após o anúncio da escolha do Papa para a realização da Jornada Mundial em Lisboa.

JOAOPAULOVAZ-PEDRO-FERREIRA_JMJLISBOA
João Paulo Vaz e Pedro Ferreira são os autores do tema Foto: JMJ

“Há Pressa no ar” é o título do tema que foi escolhido para hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer em Lisboa no ano de 2023. Um dos autores da música é de Pombal e recebeu a notícia com “uma alegria imensa”.

João Paulo Vaz é pároco em Pombal desde 2012 e foi o autor da letra. A música é de Pedro Ferreira, professor e músico da zona de Coimbra, que lançou o desafio ao sacerdote, de 51 anos.

“Quando me telefonaram a comunicar que tínhamos ganho, estava fora do país. Naquele dia, já não vi nada. Estava com um grupo de padres, um grupo de amigos, mas já não vi ninguém…. Era uma alegria imensa”, recorda João Paulo Vaz ao portal da JMJ.

“As jornadas mundiais da juventude são um marco na minha vida. Perceber que a letra que fiz ia ser cantada pelo mundo inteiro foi uma enorme alegria”, completou, justificando que se inspirou no tema da JMJ para escrever a letra.

O tema foi apresentado na passada quarta-feira, dia 27, dois anos após o anúncio da escolha do Papa Francisco para a realização da Jornada Mundial em Lisboa, e escolhido entre dezenas de candidatutas enviadas de vários pontos do país, explica a organização.

Pedro Ferreira, de 41 anos, compôs a melodia, numa “pequena sala, sozinho ao piano”. “Foi pensada para congregar, unir uma comunidade”, adianta o músico, que faz parte do grupo Banda da Paróquia.

A versão final, agora divulgada, contou com alguns arranjos musicais, ligeiros ajustes na letra e foi gravada em duas versões: em português e na versão internacional em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e italiano).

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. A primeira vez que se realizou foi na cidade de Roma em 1986.

A edição de Lisboa estava inicialmente agendada para agosto de 2022 mas foi adiada para agosto de 2023, por causa das “atuais circunstâncias de saúde pública”.

As primeiras previsões apontavam para a presença de mais de um milhão de jovens em Portugal durante esse período.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados