Assinar

Bombeiros do distrito começam a ser vacinados este sábado

Nesta primeira fase, são vacinados os bombeiros que estão no serviço de emergência médica e que têm contacto diário com os doentes.

Os bombeiros do distrito de Leiria vão começar a ser vacinados entre sábado, dia 13, e segunda-feira contra a Covid-19. Numa primeira fase, vão ser vacinados 945 elementos, o que corresponde a cerca de 50% do efetivo total, que se cifra em 1.950.

“Vão ser vacinados para já 50% dos corpos de bombeiros  de acordo  com uma listagem que os comandantes enviaram às ARS. Esse levantamento está feito, as prioridades estão definidas, agora é uma questão dos ACES, conforme vão recebendo as vacinas, irem programando e convocando os bombeiros”, adiantou Carlos Guerra, comandante operacional distrital da Proteção Civil ao REGIÃO DE LEIRIA.

“Metade destes 945 vão ser vacinados entre sábado e segunda-feira, e os outros até ao final da próxima semana”, estimou ainda o responsável, adiantando que serão vacinados nesta fase “os bombeiros que estão sobretudo no serviço de emergência médica  e que têm contacto todos os dias com os doentes”, entre outros elementos.

A vacinação arranca este sábado com as corporações dos municípios da área do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte e na segunda-feira no ACES Pinhal Litoral e no ACES Pinhal Interior Norte.

Na área do ACES Oeste Norte – que integra os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche -, deverão funcionar dois pontos de vacinação, um em Alcobaça e outro em Caldas da Rainha, segundo adiantou Carlos Guerra.

No que toca aos cinco concelhos que integram o ACES PL – Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós -, estão a ser convocados 240 operacionais das corporações de bombeiros voluntários e sapadores para serem vacinados a partir de segunda-feira. Aqui, o programa irá decorrer no Centro de Vacinação instalado no estádio de Leiria, onde arranca também amanhã o projeto piloto de vacinação de utentes com mais de 80 anos.

Também começa na segunda-feira a vacinação dos corpos de bombeiros dos cinco concelhos do norte do distrito – Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

Segundo António Baptista, delegado de saúde coordenador do ACES PIN, chegaram 660 vacinas para serem administradas na próxima semana aos bombeiros das 18 corporações dos 14 concelhos que integram o agrupamento. Sem precisar quantas serão afetas às corporações do norte do distrito, refere que serão distribuídas equitativamente para abranger 50% dos efetivos, estimando que o processo decorra nas próximas duas semanas.

Neste caso, a vacinação irá decorrer em articulação com as equipas locais de saúde de cada concelho, nalguns casos nos centros de saúde ou em tendas instaladas para o efeito.

“Cada concelho vai ter dinâmica própria”, referiu, embora o projeto-piloto de vacinação do ACES PIN para maiores de 80 anos inicie formalmente esta sexta-feira em Oliveira do Hospital.

Já a nível nacional, o plano de vacinação dos bombeiros arrancou hoje, quinta-feira, estimando-se em cerca de 15 mil os elementos a vacinar nas próximas duas semanas.

Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), a ordem de vacinação destes 15 mil bombeiros foi definida com base em critérios operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e abrange o universo de voluntários, sapadores e municipais.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados