Assinar
Covid-19

Covid-19: Todos os concelhos da região registam casos de óbito associados à pandemia

Castanheira de Pera era o único concelho da região de Leiria onde ainda não se tinham registado vítimas mortais. Primeiro óbito foi confirmado na sexta-feira.

Câmara de Castanheira de Pera

Castanheira de Pera era um caso isolado, uma ilha. Durante muitos meses, o concelho do distrito de Leiria apresentou menos de uma dezena de casos de infeção por Covid-19 e esteve vários meses sem casos ativos.

O cenário mudou nas últimas semanas e, na passada sexta-feira, dia 29, a primeira vítima mortal com causas associadas à pandemia foi registado no concelho.

O dado ainda não consta do balanço diário divulgado pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, já que os dados do ACES Pinhal Interior foram atualizados pela última vez a 30 de janeiro e ainda não incluiram este óbito.

Ainda assim, na passada sexta-feira, a Presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, Alda Carvalho, propôs e foi aprovado por unanimidade, em reunião de executivo, “um minuto de silêncio pela morte desta e de todas as vítimas da pandemia” , que foi cumprido no início dessa reunião ordinária.

“Castanheira de Pera tal como todo o país, vive uma complexa situação devido a esta fatídica pandemia da Covid-19, sendo que apesar de ter números mais baixos que o resto do país, tem agora subido nesta terceira vaga”, informa a autarquia, em comunicado.

“O futuro do nosso território precisa da colaboração de todos, sem exceção, no cumprimento rigoroso das recomendações da Direção-Geral de Saúde, devendo os cidadãos evitar os contactos sociais e manter o distanciamento no mínimo de dois metros, caso tenham uma necessidade imperiosa de contactar com outrem, usando sempre máscaras credenciadas. O futuro depende mesmo de todos nós”, adianta Alda Carvalho.

Com o óbito confirmado em Castanheira de Pera, há, pelo menos, já confirmadas 557 vítimas mortais na região de Leiria, desde o início da pandemia.

Leiria é o concelho com mais mortes, 116, seguido de Caldas da Rainha (76), Alcobaça (54) e Pombal (63). Do lado oposto, está Castanheira de Pera (1) e Pedrógão Grande (4). Os restantes municípios têm todos mais de uma dezena de mortes a lamentar.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados