No dia em que Portugal fica a saber como vai acontecer o desconfinamento, a região de Leiria regista mais 21 casos de infeção, dois óbitos e 111 recuperações associadas à Covid-19.
Dos 17 concelhos da região (distrito de Leiria e concelho de Ourém), sete têm novos casos positivos, ainda que os dados referentes aos cinco concelhos do ACeS Pinhal Interior (Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande) não tenham sido atualizados.
A distribuição dos novos casos registados esta quinta-feira é a seguinte: Leiria com cinco, Porto de Mós e Peniche com quatro cada, Alcobaça e Pombal com três cada, e Nazaré e Batalha com um cada.
Há ainda a lamentar dois óbitos: um em Caldas da Rainha e outro em Peniche. Desde o início da pandemia, há um ano, faleceram 860 pessoas na região com causas associadas à doença.
Nas últimas 24 horas, as recuperações continuam a ser em maior número. Há mais 111 pessoas que ultrapassaram a doença. O maior registo acontece em Alcobaça, com 61 “altas”, o que permite reduzir o total de ativos para 71 casos.
Outras 18 pessoas recuperaram em Peniche, 11 em Caldas da Rainha, nove no Bombarral, cinco em Pombal, quatro em Leiria, duas em Porto de Mós e uma na Marinha Grande.
Há, ao dia de hoje, oito concelhos onde o número de ativos é inferior a uma dezena e só o município de Caldas da Rainha tem mais de centena e meia de casos por superar.
Com um total de recuperados de 27.212 desde março de 2020, entre os 28.614 casos confirmados na região, estão ainda ativos 542 casos (menos 92 do que ontem).

Os dados referem-se aos 16 concelhos do distrito de Leiria e ao concelho de Ourém que, apesar de pertencer ao distrito de Santarém, mantém com Leiria grande proximidade e tem o Hospital de Santo André como hospital de referência.
(em atualização)