Assinar


Nazaré

Embarcação tradicional em processo de restauro na Nazaré

Intervenção realiza-se no âmbito do projeto “Embarcações Tradicionais – Uma representação da identidade nazarena”.

A embarcação “Mimosa”, que integra a exposição de Embarcações Tradicionais da praia da Nazaré, está em processo de restauro nas oficinas municipais, pelo calafate José Joaquim Constantino, divulgou hoje a Câmara.

Ao abrigo de um protocolo de colaboração celebrado em 1999 entre o município da Nazaré e o Museu Dr. Joaquim Manso, as embarcações, que pertencem à coleção do Museu da Nazaré, foram alvo de restauro e colocadas em exposição permanente no areal da praia.

A intervenção realiza-se no âmbito deste acordo de colaboração, bem como do projeto “Embarcações Tradicionais – Uma Representação da Identidade Nazarena”, que, entre outros aspetos, prevê a recuperação dos barcos por um técnico carpinteiro naval, sob orientação do Gabinete de Apoio às Ações de Conservação e Restauro, do Museu dr. Joaquim Manso.

Após as ações de restauro, o património é devolvido à exposição ao ar livre, que integra os barcos “Nossa Senhora dos Aflitos”, “Mimosa”, “Perdido”, “Vagos”, “Ilda”, “Três Irmãos Leais” e “Sol da Vida”, considerados “ícones representativos da identidade e da história do concelho, associada ao mar, e que necessitam de ações de restauro permanente”, pode ler-se num comunicado da autarquia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.