Assinar
Caldas da Rainha

GNR debate violência doméstica e discriminação num par de sessões online para alunos

Iniciativa decorre no âmbito da Operação “Educar as nossas Crianças e Jovens”.

foto de um punho masculino a ameaçar uma mulher

“Violência Doméstica e Violência no Namoro” e “Não Discriminação e a Discriminação Racial” são temas de duas sessões de sensibilização online que a GNR de Caldas da Rainha promove esta semana.

O par de sessões, explica a GNR em comunicado, decorre no âmbito da Operação “Educar as nossas Crianças e Jovens”, através da plataforma Microsoft Teams, “cujo objetivo se prende em sensibilizar as crianças e jovens para a necessidade de prevenir comportamentos desviantes”.

A primeira sessão tem lugar já esta segunda-feira, dia 22, às 15 horas e pode ser acompanhada online aqui. A questão da violência no namoro será abordada por João Mota, psicólogo e membro da CPCJ de Alcobaça e do Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica de Alcobaça. Já Sandra Marques, psicóloga, mestre em Psicologia Social e Organizacional, Pós graduada em Ciências Forenses, Investigação Criminal e Comportamento Desviante e técnica de apoio à vítima, abordará o tema da “Violência Doméstica”.

A sessão inclui igualmente “um enquadramento da parte legal respeitante aos temas abordados, reforçando que cada ação tem uma consequência associada”, a cargo da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) do Comando Territorial de Leiria da   GNR.

Também às três da tarde, mas na quinta-feira, dia 25, decorre uma segunda sessão, igualmente online, “previamente preparada em conjunto com alunos de algumas escolas, que irão contribuir para a sua posterior transmissão em direto”, explica a GNR.

A iniciativa contempla a exibição de “dois vídeos contendo atitudes e comentários racistas e discriminatórios”, bem como o comentário dos mesmos por parte dos alunos. Seguir-se-á a intervenção de representantes da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) que, por sua vez, abordarão “os comentários efetuados pelos alunos em comparação com as imagens difundidas no vídeo”. Será ainda efetuado o enquadramento legal do tema, abordado no âmbito da comemoração do Dia Internacional e Nacional da Luta contra a Discriminação Racial, celebrado anualmente no dia 21 de março.

Ambas as sessões têm como destinatários principais, alunos do 2º e 3º ciclos, ensino secundário, e ainda o corpo docente e não docente, refere a GNR.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados