Assinar


Alcobaça

GNR deteta descarga de pecuária para o rio Baça em Alcobaça (c/vídeo)

Da ação resultou a elaboração de um auto de contraordenação

A GNR detetou uma descarga ilegal de efluentes pecuários para uma linha de água, afluente do Rio Baça, no concelho de Alcobaça.

A descarga foi detetada no domingo, pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha, no decorrer de uma ação de patrulhamento direcionada para a prevenção e deteção de alterações às características dos recursos hídricos.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, dia 13, a GNR explica que a descarga, proveniente de uma exploração agropecuária, se encontrava “a escorrer livremente para o solo sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração”, tendo os militares verificado que a mesma se introduzia “na linha de água, afluente do Rio Baça, através de um tubo de inox”.

Da ação resultou a elaboração de um auto de contraordenação ambiental por descarga de efluentes pecuários diretamente para o solo e para a linha de água, punível com uma coima que pode ascender aos 144.000 euros.

O auto foi remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P./Administração da Região Hidrográfica do Centro.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.