Assinar
Caldas da Rainha

Politécnico promove cinco seminários sobre o design e as suas implicações

Promovidos no âmbito da licenciatura em Design Industrial

A cofundadora e diretora da fundação de design Droog, Renny Ramakers (Foto: Droog.com)

A terceira edição dos seminários “Design para Debate”, que inclui cinco sessões, começa esta quarta-feira, dia 14, sob organização da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria.

A iniciativa “convida profissionais e investigadores internacionais para discutir o potencial do design enquanto facilitador da reflexão e do debate, através do pensamento em torno da necessidade de uma mudança paradigmática, que desloca o design das aplicações para as implicações (sociais, culturais, eco-sistémicas, éticas e políticas, entre outras)”, explica a organização.

O programa é promovido no âmbito da licenciatura em Design Industrial e o primeiro seminário, agendado para esta quarta-feira, às 15h00, tem como convidada a holandesa Renny Ramakers.

A convidada é historiadora de arte, curadora, crítica de design, cofundadora e diretora da fundação de design Droog, Renny Ramakers escreve artigos, dá palestras, implementa projetos e comissaria exposições no campo da arte e do design.

No ano passado foi curadora da Bienal de Artes N’golá na África Ocidental e da exposição pop-up Now Look Here, em Amesterdão, ambas com artistas contemporâneos de África e da diáspora. Atualmente, a sua exposição Onward&Upward, sobre o poder das pessoas para continuar em tempos de incerteza, está em exibição em Amesterdão.

No dia 21 de abril, às 15h00, decorre um novo seminário, com as convidadas Vera Sacchetti e Matylda Krzykowski, responsáveis pela iniciativa curatorial “Foreign Legion”, que trabalha em formatos, existentes ou imaginados, para o sector cultural e comercial.

Jan Boelen, curador de design, arquitetura e arte contemporânea, reitor na Universidade de Arte e Design de Karlsruhe (Alemanha) e diretor artístico do Atelier LUMA, um laboratório experimental de design em Arles (França), é o convidado do dia 5 de maio, numa sessão que tem início às 15h00.

O seminário agendado para o dia 12 de maio conta com a participação da designer e curadora Susana Soares, que explora as implicações sociais e éticas do redesenho tecnológico da natureza.

O último seminário realiza-se no dia 19 de maio, com a apresentação de Noam Toran, cujo trabalho envolve a criação de narrativas intrincadas desenvolvidas como um meio de perturbar as historiografias hegemónicas. Partindo de histórias marginalizadas ou negligenciadas, Toran reflete sobre as inter-relações da memória, apagamento, mitologia, identidade, e a força essencial da narrativa, tal como é apresentada em arquivos, filmes, literatura e performance. Ambos os seminários decorrem pelas 15h00.

As cinco sessões do programa “Design para Debate” decorrem em inglês e são transmitidas no canal de Youtube da ESAD.CR (https://bit.ly/3t0KExn).

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.