Assinar
Cantinho dos Bichos

Região empenhada em projeto que quer mapear borboletas noturnas

Na região de Leiria foram instaladas 14 estações de observação de borboletas noturnas por municípios, associações ou pessoas individuais.

“As borboletas são extremamente importantes no equilíbrio dos ecossistemas, uma boa parte desempenha até um papel de polinizadores”, começa por explicar Hélder Cardoso, ornitólogo e responsável por um projeto dedicado às espécies de borboletas noturnas no Bombarral.

Traça da espécie watsonalla uncinula avistada na Mata Municipal do Bombarral

A Rede de Estações de Borboletas Noturnas é uma iniciativa de âmbito nacional, promovida pelo Lusoborboletas, que pretende estabelecer locais de amostragem destes insetos, conhecer a sua distribuição pelo país e sensibilizar a população para a importância destas espécies. As borboletas noturnas são avistadas com recurso a armadilhas luminosas, colocadas nas estações.

Na Mata Municipal do Bombarral, onde está situada uma das 14 estações da região de Leiria, foram identificadas 18 espécies desde 12 de março, num total de 45 indivíduos.

Hélder Cardoso confessa que o conhecimento destes animais naquela zona era “muito incipiente”, mas este projeto “vai permitir detetar mais espécies”. Esta estação será alvo de, pelo menos, uma sessão de amostragem por mês. “Espera-se atingir um bom número de espécies”, completa.

O projeto na Mata Municipal do Bombarral decorre com o apoio do município, mas muitas das estações pelo país fora são dinamizadas por associações ou pessoas individuais.

É o caso do grupo Aves da Batalha, que instalou três estações no concelho: No Casal de Santa Joana, em Rio Seco – Rio Seco Moth Station -, e na Quinta do Sobrado – Estação da Quinta do Escuteiro. Nestas estações foram registadas 33 espécies, das quais 24 ainda não tinham sido avistadas no concelho da Batalha.

João Tomás, responsável no grupo, confessa que os participantes “estão todos muito entusiasmados”.

As restantes estações da região de Leiria são: quatro em Leiria, duas na Marinha Grande, duas no Bombarral, uma em Alcobaça e uma em Óbidos. A nível nacional contam-se 47 estações.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.